Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dia Mundial do Teatro contará com exposição

Postado as 28/03/2023 12:56:22

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Nicole Morás

Apresentação de umas peças de Shakespeare no Teatro Univates

A obra de grandes dramaturgos estará mais próxima de quem estiver na Biblioteca Univates durante esta semana. Uma ação preparada pelo Núcleo de Cultura da Universidade do Vale do Taquari - Univates para celebrar o Dia Mundial do Teatro, comemorado em 27 de março, trará visibilidade a parte da obra de seis personalidades de destaque. 

Um breve histórico sobre a vida de cada dramaturgo será exposto, e após haverá o relato das principais e mais famosas obras que cada um criou ao longo de sua carreira. A exposição ficará em exibição nos 4 andares da biblioteca, serão alocados 2 dramaturgos por andar, ao prestigiar cada dramaturgo, haverá espaço para que cada visitante deixe sua assinatura de presença no local.   

Todos os interessados podem acessar a mostra, que é aberta à comunidade acadêmica e comunidade em geral, basta apresentar-se no balcão de atendimento da Biblioteca Univates e solicitar acesso.

Quem são os dramaturgos abordados

WILLIAM SHAKESPEARE  (1564 – 1613)

William Shakespeare foi um escritor, poeta e dramaturgo inglês que viveu no período elizabetano, durante o século XVI e início do século XVII. Ele é considerado um dos maiores escritores da língua inglesa e é conhecido por suas peças de teatro e sonetos. Shakespeare escreveu cerca de 38 peças, incluindo tragédias como "Hamlet", "Macbeth" e "Romeu e Julieta"; comédias como "Sonho de uma Noite de Verão" e "Muito Barulho por Nada"; e peças históricas como "Henrique V" e "Júlio César". Seus trabalhos são conhecidos por sua profundidade psicológica, seus personagens complexos e suas reflexões sobre a condição humana.

JEAN-BAPTISTE POQUELIN (MOLIÈRE) (1622 – 1673) 

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido pelo seu nome artístico Molière, foi um dramaturgo, ator e diretor de teatro francês do século XVII. Ele é considerado um dos maiores escritores da comédia francesa e um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Molière escreveu mais de 30 peças, incluindo clássicos como "O Avarento", "O Doente Imaginário", "Tartufo" e "Escola de Mulheres". Suas obras são conhecidas por sua sátira mordaz, sua crítica social e sua habilidade em retratar os costumes e as fraquezas humanas. Além de seus trabalhos no teatro, Molière também fundou sua própria companhia teatral e atuou em muitas de suas próprias peças. Ele também trabalhou como dramaturgo e diretor para a corte real francesa. 

SAMUEL BECKETT (1906-1989)

Samuel Beckett foi um escritor, poeta e dramaturgo irlandês que é conhecido por suas peças teatrais e romances que exploram temas como a existência humana, a condição humana e a falta de sentido da vida. Ele é considerado um dos escritores mais importantes do século XX e um dos mais influentes da literatura moderna. Beckett começou sua carreira literária como poeta, mas foi com suas peças teatrais que alcançou maior sucesso. Sua obra mais famosa, "Esperando Godot", é uma peça enigmática que retrata dois personagens esperando por alguém que nunca aparece, e é conhecida por sua abordagem única à forma teatral e sua reflexão sobre a existência humana. Beckett também escreveu romances, incluindo "Molloy", "Malone Dies" e "The Unnamable", que são conhecidos por sua linguagem complexa e seu estilo experimental. Além de sua carreira literária, Beckett também foi um ativo membro da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1969.

NELSON RODRIGUES (1912-1980)

Nelson Rodrigues foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro, considerado um dos maiores e mais controversos dramaturgos da literatura brasileira. Ele é conhecido por suas peças teatrais que abordam temas polêmicos e provocativos. Rodrigues começou sua carreira no jornalismo, escrevendo crônicas para jornais como "A Manhã" e "O Globo". No entanto, foi com suas peças teatrais que ele se destacou, incluindo clássicos como "Vestido de Noiva", "Álbum de Família" e "Toda Nudez Será Castigada". Suas peças foram marcadas por uma linguagem intensa e provocativa, retratando temas tabus e escandalosos que causaram controvérsias e polêmicas em sua época. Além de suas peças, ele também escreveu romances e contos, como "A Vida Como Ela É" e "O Casamento".

GIL VICENTE (1465-1536)

Gil Vicente foi um importante dramaturgo, poeta e músico português do século XV e início do século XVI. Ele é considerado um dos principais representantes do teatro medieval e renascentista em Portugal e é conhecido como o "pai do teatro português". As obras de Gil Vicente incluem peças de teatro em português e espanhol, bem como poemas e canções. Muitas de suas peças satirizavam a sociedade portuguesa da época, incluindo as autoridades eclesiásticas e políticas, além de explorar temas como a religião, a morte e a vida após a morte. Algumas de suas obras mais conhecidas incluem "Auto da Barca do Inferno", "Auto da Índia", "Farsa de Inês Pereira" e "Auto da Alma". Gil Vicente é considerado um dos mais importantes dramaturgos da literatura portuguesa e sua obra teve grande influência na cultura portuguesa e espanhola da época.

ARIANO SUASSUNA (1927-2014)

Ariano Suassuna foi um escritor, dramaturgo, poeta e professor brasileiro, nascido em João Pessoa, Paraíba, em 1927. Ele é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX e uma das principais figuras do Movimento Armorial, que buscava valorizar e difundir a cultura popular nordestina. A obra de Suassuna inclui peças teatrais, como "O Auto da Compadecida", "O Santo e a Porca" e "A Pedra do Reino", além de romances, ensaios e poesias. Suas peças são conhecidas por retratar o universo nordestino e seus personagens, muitas vezes com um tom de humor e crítica social. Além de sua carreira literária, Suassuna também foi um professor renomado, tendo lecionado na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal da Paraíba. Ele foi um defensor da valorização da cultura popular e da educação como meio de transformação social.

Logo ods