Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professora do PPGAD e PPGSAS será palestrante em Encontro Nacional de Pesquisadores em Direito Ambiental

Postado as 28/03/2023 12:56:24

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

Nos dias 27 a 30 de março ocorrerá o Encontro Nacional de Pesquisadores em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. O evento é virtual e promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), encontrando-se atualmente na sua sétima edição. Em 2023 a ação tem como tema central "A defesa da dignidade da pessoa humana como critério constitucional interpretativo do direito ambiental e a pobreza como poluição. A programação é gratuita. Mais detalhes sobre o evento podem ser encontrados neste link. 

O encontro pretende reunir os maiores nomes do direito ambiental brasileiro, trazendo discussões sempre pertinentes sobre a integração do homem com a natureza. "Neste ano, a dignidade da pessoa humana será colocada no centro da discussão e terá papel principal na interpretação das normas constitucionais ambientais, o que com certeza contribuirá para o crescimento e reconhecimento da ciência legal ambiental", relata a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental Ana Carolina Barchet. 

Divulgação

A programação conta com mais de 10 painéis e 67 expositores, entre os quais a professora dos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates Luciana Turatti. A professora fará sua palestra no dia 29 de março, às 15h, em evento com o título "O direito à alimentação segura como condição da dignidade humana", oportunidade na qual abordará resultados das pesquisas que desenvolve junto aos programas de pós graduação e que contam com fomento da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições para o evento que será transmitido on-line são gratuitas. 

Além das palestras, também serão apresentados trabalhos ao longo do Encontro. Os grupos de trabalho são divididos nos seguintes temas:

GT 1 - Empresas, desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental

GT 2 - Direito, economia e meio ambiente

GT 3 - Direito tributário e relações com o meio ambiente

GT 4 - Jurisdição: Processos e Direito Ambiental

GT 5 - Direitos Humanos, políticas públicas e meio ambiente

GT 6 - Recursos naturais: exploração e desenvolvimento socioeconômico

GT 7 - Municípios: desenvolvimento e sustentabilidade

GT 8 - Sustentabilidade a partir da filosofia e da sociologia

GT 9 - Tecnologia: novos direitos e proteção ambiental

GT 10 - Meio ambiente e aspectos sanitários - saúde e saneamento

GT 11 - Meio ambiente, povos e comunidades tradicionais

GT 12 - Direito ambiental e Socioambientalismo

Saiba mais 

O Encontro Nacional de Pesquisadores em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável é um dos maiores do país em seu área de pesquisa, sempre promovido pela Academia de Direitos Humanos, que tem como chanceler o professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo. Nesta edição, a sede será a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD/UFG), com apoio do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI), os programas de Pós Graduação em Direito da UFG (PPGDP, PPGDA, PPGDH) e a Escola de Direito da PUC-GO.

Logo ods