Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nova edição do Seminário de Liderança está programada para 27 de abril

Postado as 06/04/2023 11:37:02

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Nicole Morás



A Reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza mais uma edição do Seminário sobre Liderança Acadêmica. Representantes dos componentes curriculares dos cursos de graduação e técnicos, dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) estão convidados a participar do evento, que acontece no dia 27 de abril, a partir das 19h. O encontro será realizado no Espaço Aula+, na Biblioteca Univates. 

A primeira edição de 2023 do Seminário acontecerá durante a noite, em uma decisão realizada em conjunto com o DCE, com o objetivo de ampliar o potencial de participação de lideranças estudantis da Universidade. A perspectiva é a de que as edições aconteçam de forma alternada, em um semestre durante o sábado pela manhã, como aconteceu nas edições anteriores, e em outro semestre, durante a noite. O evento será conduzido pela reitora da Univates, professora Evania Schneider, e contará com a participação da psicóloga Simone Bruxel, representando o setor Universo Univates. 

Para participar, o estudante deve se inscrever pelo Portal de Inscrições, por meio do link encaminhado por e-mail. No dia do seminário, é necessário registrar a presença pelo aplicativo da Univates, utilizando o QR code que estará disponível na entrada da sala. A inscrição e o registro garantirão o certificado de participação, que poderá ser validado para comprovação de atividades complementares dos cursos. 

A formação dos estudantes e a jornada na Universidade são enriquecidas pela atuação em posição de liderança. O seminário, nesse sentido, é relevante, pois tanto o mercado de trabalho quanto o meio acadêmico esperam indivíduos com habilidades de liderança. 

O que é a liderança estudantil? 

A liderança estudantil refere-se ao envolvimento dos alunos em atividades e iniciativas que promovem a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões e na condução de questões relacionadas à sua educação e comunidade escolar. A liderança estudantil pode assumir muitas formas, incluindo a criação de Diretórios Centrais de Estudantes, Diretórios Acadêmicos, clubes estudantis, organizações de estudantes, conselhos estudantis e outras formas de participação em governança estudantil. Por meio da liderança estudantil, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades de liderança, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Logo ods-4