Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Microscópios e mistérios imperceptíveis são tema de nova mostra do Museu de Ciências Univates

Postado as 10/04/2023 10:01:16

Por Lucas George Wendt

De todos os instrumentos usados por cientistas, o microscópio é, talvez, aquele que melhor simboliza a profissão para os não cientistas. É uma ferramenta usada na pesquisa, tanto na área da Biologia como em outros campos, no aprendizado de alunos, nas áreas industriais, entre outras.

A nova exposição do Museu de Ciências Univates, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, intitulada O mundo microscópico: os mistérios imperceptíveis, será inaugurada no dia 18 de abril. A abertura acontecerá no Auditório do Prédio 9 (sala 514), a partir das 19h. Contará com a presença dos professores da Univates mestre Jairo Luís Hoerlle e doutora Geórgia Muccillo Dexheimer, que irão ministrar a palestra O que a microscopia desvendou para a ciência?. A atividade é aberta a alunos da área da Saúde e à comunidade. A inscrição deve ser feita por meio deste link. 

A exposição tem como objetivo promover e disseminar o conhecimento acerca da história da microscopia, quem foram as principais figuras que desenvolveram e modificaram o mundo das lentes e quais foram as principais descobertas que revolucionaram a história das várias áreas da ciência, principalmente da Medicina, por meio do uso do microscópio. 

O Museu de Ciências Univates está aberto à visitação da comunidade. As visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência. Já a sala de visitação fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, e até as 21h30min em quartas e quintas. O agendamento da visita em grupo pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou pessoalmente na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8. 

Divulgação

Oficinas 

Em paralelo, o MCN também está propondo oficinas didáticas às escolas do Vale do Taquari sobre o mundo microscópico. O objetivo é aproximar os alunos dos grandes mistérios imperceptíveis, e assim despertar o interesse deles pelos cinco Reinos existentes - Animalia, Fungi, Plantae, Monera e Protozoa -, abordando características sobre onde vivem, como se alimentam, como se reproduzem/dividem e quais são suas interações com o meio ambiente. As oficinas são oferecidas para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

Uma oficina oferecida é Divisão celular: toda célula origina-se de outra célula. Até 1665 as pessoas não sabiam o que eram células e tampouco a função que elas desempenhavam. Após Robert Hooke publicar seu livro e cunhar o termo “célula”, abriu-se espaço para diversos estudos. Um exemplo clássico e muito importante é a Teoria Celular levantada por Mathias Schleiden e Theodor Schwann, que afirma que “todos os seres vivos são formados por células”. Essa ideia serviu como base para os estudos seguintes na área. Só mais tarde, em 1878, Walther Flemming confirmou que as células se originam de outras ao descrever detalhadamente o processo de divisão celular, que denominou de “Mitose”. Nesta oficina serão detalhados os processos da mitose usando células da epiderme da cebola e explicada qual a é a importância da célula para os seres vivos, como para o crescimento e a manutenção dos tecidos.

A segunda oficina, Através da lente: diversidade no mundo microscópico, objetiva proporcionar ao estudante a possibilidade de visualização do imenso mundo desconhecido que só pode ser visto sob lentes de aumento. É possível relacionar os microrganismos descobertos por meio da microscopia com diversas situações do cotidiano dos seres humanos. Com esse auxílio, descobriram-se a importância e a aplicação de vários desses organismos, “invisíveis a olho nú”, para a Medicina, Veterinária, Farmácia e Química. A ideia é que os estudantes analisem os diferentes tipos de organismos microscópicos que existem, para, talvez, ilustrar e caracterizar. Durante a apresentação será mostrada uma árvore evolutiva dos reinos, na qual eles terão que posicionar os seus organismos nos respectivos grupos. 

Além dessas, será destinada para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental a oficina Explorando os mistérios invisíveis. Nela será feito o uso de leveduras comerciais, que consistem em organismos unicelulares microscópicos, inseridos no Reino dos Fungos e responsáveis pelo processo de fermentação - fase essencial para a produção de pães. A atividade tem como objetivo principal desenvolver o entendimento acerca das leveduras no processo de fermentação dos alimentos, trazendo a relevância desses seres microscópicos que colaboram para o enriquecimento alimentar.

As oficinas têm como principais objetivos: instigar a curiosidade dos estudantes pelo desconhecido, visando à melhor compreensão do mundo que os cerca, e ampliar ou introduzir o contato com materiais científicos, permitindo o desenvolvimento das habilidades laboratoriais. 

Saiba mais sobre o MCN 

O espaço recebeu, ao longo dos seus mais de 20 anos, mais de 100 mil visitantes, que puderam aprender sobre ciências em seus acervos e exposições. As coleções somam mais de 135 mil itens e tombos de patrimônio pertencentes ao Vale do Taquari. Enquanto laboratório, o MCN Univates é um espaço de iniciação científica e de capacitação técnica dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, além de prestar assessorias e consultorias para a comunidade regional em suas áreas de atuação (arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica, evolução de biomas e zoologia). 

Divulgação

Logo ods