Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates e Castelinho estabelecem parceria para realizar campanha de conscientização sobre o descarte de dejetos de animais domésticos

Postado as 10/04/2023 15:15:47

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco (Castelinho), de Lajeado, e a Universidade do Vale do Taquari - Univates recentemente estabeleceram parceria para envolver os estudantes de Ensino Médio no desenvolvimento e na divulgação de uma campanha de conscientização sobre o descarte de dejetos de animais domésticos nas calçadas e áreas de lazer da cidade de Lajeado.

A campanha consiste em instigar os estudantes do Castelinho a buscarem informações para elaborar materiais de divulgação para a ação na disciplina Comunicação e Marketing. Os estudantes da Univates, nas disciplinas Programação Mobile e Projeto Integrador III dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação, desenvolverão aplicativos móveis para registrar e alertar as ocorrências de dejetos em locais inapropriados. 

Esse tipo de iniciativa está alinhado com os princípios pedagógicos do Aula+, a graduação da Univates, que visa a aproximar teoria e prática por meio de ações com a comunidade, valorizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A campanha está sendo desenvolvida por meio do compartilhamento de materiais entre os professores das disciplinas, Claimeri Pasa (Castelinho) e Alexandre Wolf (Univates). 

Este projeto com a parceria entre diferentes etapas da formação estudantil é um dos direcionamentos sugeridos pelo Novo Ensino Médio, com o intuito de valorizar o protagonismo estudantil, envolvendo os estudantes com assuntos de cunho social, cultural e de saúde pública, contribuindo e conscientizando a comunidade.

Para fundamentar as ações, os estudantes realizaram uma pesquisa, tendo identificado a falta de regulamentação no município de Lajeado para o recolhimento dos dejetos de animais de estimação por seus tutores. “Por isso verificou-se a importância da conscientização do recolhimento e posterior descarte. Quanto à regulamentação, foram realizados contatos para que a questão seja levada à Câmara de Vereadores para debate”, destaca o professor Alexandre Wolf.

O projeto já está em andamento. Os estudantes identificaram outros problemas a serem resolvidos, como, por exemplo, o descarte de restos de cigarro e o descarte inadequado de latinhas, plásticos e outros materiais que prejudicam o meio ambiente.

Atualmente os estudantes do Ensino Médio estão buscando informações sobre a história do município de Lajeado, o significado e a composição de cores utilizadas na bandeira e no brasão do município para elaboração da logomarca e do slogan da campanha, assim como os estudantes da Univates estão estudando o processo de software para o desenvolvimento de propostas de aplicativos móveis para gerar alertas e georreferenciar as ocorrências de dejetos descartados de maneira indevida

Um dos objetivos da disciplina Comunicação e Marketing no Ensino Médio é fazer com que o estudante entenda que ele é parte integrante da sociedade e pode posicionar-se para a resolução de questões sociais explorando o uso de diferentes práticas de linguagem, buscando o desenvolvimento de habilidades que possibilitem o exercício criativo, a partir da análise e observação das características da linguagem aplicadas em campanhas de marketing e publicidade. “A parceria é um desafio que estimula a criticidade e o exercício da autonomia do protagonismo estudantil”, complementa o professor Wolf. 

Protótipo inicial de tela de uma aplicativo

Protótipo inicial de tela de uma aplicativo

Jonatan Birck

Logo ods-4