Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Estudantes do projeto de extensão VestVates são aprovados em vestibulares de universidades federais

Postado as 13/04/2023 10:18:30

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e qualificar estudantes e concluintes do Ensino Médio de escolas públicas da região para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Cursinho Popular VestVates iniciou suas atividades na Universidade do Vale do Taquari - Univates em 2017. Organizado por estudantes voluntários dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, o projeto já qualificou e auxiliou centenas de jovens na busca de oportunidades a partir do ensino.

Três estudantes que participaram do Projeto VestVates obtiveram excelentes resultados no Enem em 2022 e conquistaram vagas em 2023 nos cursos superiores de universidades federais: Rafael Augusto Pederiva, de Encantado; Érika Mallmann, de Estrela; e Adriel de Souza, de Arroio do Meio. As experiências do trio com o VestVates explicitam o potencial de impacto positivo que o projeto tem. 

Divulgação/Acervo pessoal





Rafael Pederiva realizou sua matrícula no curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. “O projeto contribuiu com a minha formação na medida que disponibilizou um ambiente acessível e bem planejado de aprendizagem que tinha como finalidade o vestibular, algo que num contexto de ensino público geralmente não é realidade”, observa o jovem. Segundo ele, o maior aprendizado foi o desenvolvimento de disciplina para lidar com uma rotina de estudos intensa.

Divulgação/Acervo pessoal

Érika Mallmann vai cursar Engenharia Civil na Universidade Federal de Rio Grande (Furg). Conforme ela, o VestVates contribui de forma relevante na revisão dos conteúdos. “Acredito que tenha me ajudado bastante, por conta da revisão de conteúdos para relembrar tudo o que estudamos durante as etapas anteriores e que, também, contribuiu com muitas novas experiências”, comenta a jovem. 

Divulgação/Acervo pessoal

Adriel optou por cursar o bacharelado em Ciência da Computação na Ufrgs. Ele participou do VestVates na turma de 2022, durante cerca de oito meses. “Antes do meu ingresso, participei também no Aulão Pré-Enem de 2019. Foi ‘através’ desse evento que conheci o projeto”, explica ele. “Digo que foi o projeto que garantiu a minha aprovação. Sem ele e somente com o conteúdo do Ensino Médio, não teria condições de passar”, completa ele, que se formou no Ensino Médio em 2019, e para quem o projeto foi essencial no sentido de oportunizar a revisão dos conteúdos do Ensino Básico e oferecer diversas provas simuladas. 

“Aprender a estratégia de resolução de questões, saber quais questões são mais importantes, conseguir gerenciar seu tempo são coisas que só se aprendem com cursinhos, pois o Ensino Médio público não toca nesses aspectos. Isso se estende também para a redação, em que conhecer as competências, saber interpretar o comando de redação e desenvolver um texto seguindo o formato exigido elevam a nota”, finaliza ele. 

Em 2023, o Cursinho Popular VestVates da Univates oferece 20 novas vagas para estudantes do Ensino Médio da região. As aulas começaram em 13 de março, ocorrendo de segunda a sexta-feira de noite, sempre no horário das 19h10min às 22h30min, na sala 306-11. O VestVates pode ser uma grande oportunidade gratuita e transformadora para a trajetória pessoal e profissional. Consulte sobre a disponibilidade de vagas para estudantes e tutor voluntário pelo e-mail vestvates@univates.br, e busque mais informações nas redes sociais do projeto.

Logo ods-4