Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Deputados estaduais criam Comissão Especial sobre Universidades Comunitárias no RS

Postado as 13/04/2023 15:56:22

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Comung

A Universidade do Vale do Taquari - Univates marcou presença na instalação da Comissão Especial sobre o papel das Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul, na tarde de ontem (11), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A comissão é temporária e tem como objetivo discutir avanços e soluções para as problemáticas das universidades comunitárias, que abrangem todas as regiões do estado. A efetivação e a instalação da comissão foram oficializadas pelo Presidente da Casa Legislativa do Estado, o deputado Vilmar Zanchin (MDB). 

O presidente do Comung e reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, usou a tribuna para agradecer a oportunidade e o espaço para dialogarem sobre o assunto. “As universidades Comunitárias têm muito a contribuir no desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul. Acreditamos que temos capacidade instalada de educação, pesquisa, extensão e inovação para ajudar no desenvolvimento do estado. Contem com a nossa competência técnica e humana”, pontuou.

O presidente da comissão, deputado Rafael Braga, que é egresso de universidade comunitária, enfatizou que, assim como ele, muitos gaúchos são atendidos e passam pelas instituições. “A história dos municípios e das regiões, e o desenvolvimento econômico crescem junto com as universidades, que mantêm um envolvimento com a comunidade. Se a educação comunitária vai mal, isso reflete naquela região”, afirmou Braga. Ele destacou a felicidade de contar com a presença de lideranças das 14 instituições do Comung, o que mostra a rápida e forte mobilização da entidade.

Além de Braga, que preside a comissão, os demais parlamentares integrantes são: Jeferson Fernandes (Federação PT/PCdoB), Leonel Radde (Federação PT/PCdoB), Valdeci Oliveira (Federação PT/PCdoB), Joel Wilhelm (PP), Issur Koch (PP), Professor Bonatto (PSDB), Professor Cláudio Branchieri (Podemos), Thiago Duarte (União), Gerson Burmann (PDT) e Delegado Zucco (Republicanos).

O padrinho das Universidades Comunitárias, como é conhecido, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, destaca a força das instituições: “As universidades comunitárias são entidades públicas não estatais, são da comunidade e têm como função naturalmente fortalecer o desenvolvimento regional”, finalizou o vice-governador.

Professor do Amanhã

Durante o ato, o vice-governador, Gabriel Souza, fez menção ao programa Professor do Amanhã - pauta prioritária das Universidades Comunitárias Gaúchas, que está em fase de elaboração. Com previsão de ser submetido à aprovação na Assembleia nos próximos dias, o objetivo do projeto é adquirir mil vagas de cursos de licenciatura para formar novos professores, que é hoje a maior demanda do estado. As bolsas serão adquiridas de universidades comunitárias, já que o Governo do Estado acredita na qualidade e no compromisso das instituições. Souza pediu a atenção da Casa com o projeto de lei e a expectativa é de abertura do primeiro edital ainda neste ano.

Presenças no evento 

Demais reitores e vice-reitores das 14 universidades que fazem parte do Comung, também se fizeram presentes: a vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréia Rosane de Moura Valim; o reitor da Universidade Feevale e 1º vice-presidente do Comung, Cleber Prodanov, juntamente com o professor Gabriel Grabowski; a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e 2ª vice-presidente do Comung, Bernadete Maria Dalmolin, juntamente com o professor Miguel Hethmeier; a reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e tesoureira do Comung, Cátia Maria Nehring, com o vice-reitor de administração, Dieter Rugar Sidenberg; o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e secretário do Comung, Gelson Leonardo Rech, com o diretor de Relações Interinstitucionais, Givanildo Garlet; o reitor da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Fábio Dal-Soto, e o pró-reitor de graduação, Regis Deuschle; o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UcPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e o chefe de gabinete da reitoria, Demócrito Primo Santos; o reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho, e  o vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança; a diretora-geral do campus de Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Elisabete Cerutti, com o assessor jurídico da reitoria, Gilson Taques Machado, e a assessora da pró-reitoria de administração, Elizane Tura Pires; o vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Artur Eugênio Jacobus; o pró-reitor de administração da Universidade LaSalle (Unilasalle), Vitor Augusto Costa Benites; a reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo, e o diretor de patrimônio, Carlos Robalo; o pró-reitor de administração e finanças da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Alam de Oliveira Casartelli; e a reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Evania Schneider, e a vice-reitora, Fernanda Storck Pinheiro.

Divulgação/Comung

Logo ods-4