Comitiva norueguesa visita Univates e participa de reuniões estratégicas para fomento à cooperação entre instituições

Postado as 14/04/2023 17:52:22

Por Natalia Nissen

Natalia Nissen

Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu, na quarta-feira, 12, uma comitiva representante de instituições norueguesas parceiras da Instituição. Eivind Arne Fauskanger, professor da University of South-Eastern Norway (USN), Laila Linde Lossius, senior adviser, e Hilde Elin Haaland-Kramer, Head of the Global Cooperation and Capacity Building Department, as duas últimas do Norwegian Directorate for Higher Education and Skills (HK-dir), participaram do encontro conduzido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univates.

Na manhã de quarta-feira, durante reunião de apresentação, Hilde falou sobre o contexto educacional da Noruega e Laila reforçou que as parcerias com instituições brasileiras são muito importantes para o desenvolvimento da educação, da pesquisa e da inovação no país nórdico, incluindo o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os objetivos da visita são identificar oportunidades e construir uma proposta conjunta de fomento à internacionalização, uma vez que o governo norueguês possui editais específicos para obtenção de recursos financeiros para a internacionalização. No ano passado, a Univates e a USN elaboraram um projeto conjunto que foi contemplado no edital de 'InternAbroad', que oportunizou a vinda de três estudantes da Noruega para Lajeado. Atualmente os estudantes cursam disciplinas na Univates e realizam estágio em uma empresa no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Fauskanger já esteve na Univates em outras duas ocasiões e permanece em Lajeado até a próxima semana. Ele representará a USN, parceira da Univates na Noruega, em diversas reuniões e visitas nos próximos dias.

Divulgação Univates

Laila e Hilde representam a agência do governo norueguês, que busca aprimorar a qualidade da educação por meio da internacionalização e digitalização, aumentando a oferta de oportunidades e as competências da população. Elas ficaram em Lajeado até quinta-feira. Por conhecerem a Univates, elas poderão contribuir para o estreitamento dos laços da Instituição com outras universidades norueguesas. Laila e Hilde visitaram laboratórios, o próprio Tecnovates, o Complexo Esportivo e outros espaços, e demonstraram bastante interesse e satisfação em relação à estrutura da Instituição.

Também estiveram presentes no encontro de abertura dos trabalhos Daniel Lehn, pesquisador; Betina Hansen, assessora da Reitoria e da Pró-Reitoria de Ensino; Daniel Auler, professor dos cursos da área de Gestão; Lucélia Hoehne, coordenadora interna do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biotecnologia; Eduardo Périco, coordenador do PPG em Ambiente e Desenvolvimento; Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers, coordenador do PPG em Ciências Médicas; Marlon Dalmoro, professor do PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis; Viviane Bischoff, gerente do ERI; e Marina Radavelli e Tammy Eduarda Corrêa, do ERI.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods