Docentes participam de projeto Verticaliza em Brasília

Postado as 27/04/2023 12:27:05

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

O módulo presencial do Projeto Verticaliza, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), teve início, na última segunda-feira (24), no miniauditório do IFB Campus Brasília. As atividades seguem até sexta, 28 de abril. Uma equipe da Universidade do Vale do Taquari - Univates, contemplada na iniciativa por meio de edital, está participando do evento na capital federal. O objetivo do projeto Verticaliza é ofertar curso de aperfeiçoamento tecnológico para gestores educacionais, para planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulados com cursos de educação profissional tecnológica de graduação, mediante aproveitamento de estudos.

As ações são fundamentadas em itinerários formativos profissionais, a serem conduzidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, conforme parceria celebrada com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - Setec/MEC. São ofertadas 260 vagas, promovendo a capacitação de 65 instituições educacionais brasileiras de ensino ofertantes de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação.

Os professores Cristiane Antonia Hauschlid, Daniel Auler, Edí Fassini e Edson Scheuermann estão representando a Univates - única instituição comunitária dentre as 11 instituições que compõem esse primeiro grupo. De acordo com a professora Edi Fassini, “o Projeto Verticaliza propõe que instituições que ofertam cursos técnicos e superiores de Tecnologia formatem seus Projetos Pedagógicos de Curso de forma dialógica, organizando de forma articulada as competências a serem desenvolvidas, de modo que, no nível superior, haja aproveitamento de estudos de forma alinhada”.

Divulgação/Univates

Assim, a Univates concorreu a uma vaga a partir de um Edital publicado pelo IFSP em 2021. A exigência era de a instituição ter em funcionamento curso técnico e superior de tecnologia dentro do mesmo eixo tecnológico. A formação já se estende por três meses, desde fevereiro com materiais de estudo via ambiente moodle (EAD) e nesta semana (24 a 28 de abril) de forma presencial no IF de Brasília.

Compuseram a mesa de abertura do evento a reitora do IFB, Luciana Massukado, a diretora-geral do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, o assessor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Alexandre Vidor, o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de São Paulo, Carlos Procópio, e o coordenador-geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Políticas de Regulação, Luciano Barbosa.

O pró-reitor de Ensino do IFSP destacou a importância da participação de instituições públicas e privadas no Projeto Verticaliza, além de defender a verticalização como fator central na construção de cada projeto de curso. Já Alexandre Vidor falou um pouco sobre a origem dos institutos federais e destacou a necessidade de retomar os investimentos em educação no Brasil. “Os institutos federais até hoje fazem uma revolução no interior do país, atuando diretamente no território. Minha proposta é que a gente possa pensar como pode ser feita a verticalização hoje com outro olhar? De que forma podemos avançar nesse modelo de educação nos institutos federais?”, refletiu.

Finalizando a abertura, a reitora reforçou a importância do trabalho em rede que aproveita o conhecimento dos servidores da educação profissional e tecnológica, ressaltando a qualificação dos servidores da rede federal. “Nós temos servidores extremamente qualificados, com mestrado e doutorado, e a educação no país precisa de todas as redes, públicas ou privadas, trabalhando juntas por uma educação coletiva e emancipadora. A permanência e o êxito de todos os estudantes são prioridades da verticalização discutida aqui”, concluiu. Ela desejou uma semana de grandes debates e pediu que a rede conte sempre com o IFB, casa de todos e todas. Logo após os pronunciamentos, o ex-reitor do IFB, Wilson Conciani, abordou um pouco sobre o Projeto Verticaliza e como tudo começou, em palestra para os participantes.

Divulgação/Univates

A técnica responsável pelo projeto, Sandra Grützmacher, explicou que o edital do Projeto Verticaliza foi lançado em 2022 e 43 instituições foram aprovadas. Segundo ela, o curso é composto por seis módulos ministrados por servidores da Educação Profissional e Tecnológica, sendo o último deles presencial. “O objetivo do projeto é a verticalização do ensino, e este debate aqui serve para planejar e desenvolver projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulados com cursos de educação profissional tecnológica de graduação, mediante aproveitamento de estudos. Aqui, cada instituição senta e dialoga sobre a melhor forma que isso pode ser feito, levando em conta as particularidades de cada uma”, detalhou a servidora.

Estão previstas no cronograma a formação de mais quatro turmas até o final de 2023. A terceira turma será composta por servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB), que já estão cursando os módulos online e seguem para a fase presencial em junho, no IFB Campus Brasília.

Logo ods-4