Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Representantes de turma se reuniram com reitora em seminário de liderança

Postado as 28/04/2023 12:28:19

Por Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

 

No dia 27 de abril, no Espaço da Aula+, na Biblioteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates, os representantes de turma de Cursos Técnicos, Superiores de Tecnologia, bacharelados e licenciaturas se reuniram para mais uma edição do Seminário de Liderança, evento promovido pela Reitoria da Universidade para estimular a representatividade estudantil. Participaram da reunião cerca de 100 estudantes.

A reitora, professora Evania Schneider, dirigiu o seminário. Motivando os estudantes para participarem como representantes e, assim, experimentarem e aprenderem mais sobre o papel do representante de turma, a fala da reitora procurou esclarecer conceitos e desenvolver habilidades de comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe, empatia, negociação, entre outros. Conforme a professora Evania, o representante de turma é um porta-voz dos interesses de um grupo, não só de uma pessoa. 

“Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas, e essa motivação se dá mais pelas atitudes do líder do que propriamente pelas palavras que ele diz", argumentou a reitora. Explicitando aos presentes aspectos da comunicação, elemento central nas habilidades do líder, Evania conversou acerca da importância da comunicação não-violenta (CNV), que auxilia na construção de pontes para que o líder possa efetuar o seu papel. “O que é dito e como é dito afeta e impacta na maneira como a mensagem é processada pelo outro, como também, a possibilidade (ou não) de chegarem a um resultado positivo para ambos.”

Divulgação

O que é a liderança estudantil? 

A liderança estudantil refere-se ao envolvimento dos alunos em atividades e iniciativas que promovem a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões e na condução de questões relacionadas à sua educação e comunidade escolar. A liderança estudantil pode assumir muitas formas, incluindo a criação de Diretórios Centrais de Estudantes, Diretórios Acadêmicos, clubes estudantis, organizações de estudantes, conselhos estudantis e outras formas de participação em governança estudantil. 

Logo ods-4