Representantes de turma se reuniram com reitora em seminário de liderança

Postado as 28/04/2023 12:28:19

Por Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

No dia 27 de abril, no Espaço da Aula+, na Biblioteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates, os representantes de turma de Cursos Técnicos, Superiores de Tecnologia, bacharelados e licenciaturas se reuniram para mais uma edição do Seminário de Liderança, evento promovido pela Reitoria da Universidade para estimular a representatividade estudantil. Participaram da reunião cerca de 100 estudantes.

A reitora, professora Evania Schneider, dirigiu o seminário. Motivando os estudantes para participarem como representantes e, assim, experimentarem e aprenderem mais sobre o papel do representante de turma, a fala da reitora procurou esclarecer conceitos e desenvolver habilidades de comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe, empatia, negociação, entre outros. Conforme a professora Evania, o representante de turma é um porta-voz dos interesses de um grupo, não só de uma pessoa.

“Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas, e essa motivação se dá mais pelas atitudes do líder do que propriamente pelas palavras que ele diz", argumentou a reitora. Explicitando aos presentes aspectos da comunicação, elemento central nas habilidades do líder, Evania conversou acerca da importância da comunicação não-violenta (CNV), que auxilia na construção de pontes para que o líder possa efetuar o seu papel. “O que é dito e como é dito afeta e impacta na maneira como a mensagem é processada pelo outro, como também, a possibilidade (ou não) de chegarem a um resultado positivo para ambos.”

O que é a liderança estudantil?

A liderança estudantil refere-se ao envolvimento dos alunos em atividades e iniciativas que promovem a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões e na condução de questões relacionadas à sua educação e comunidade escolar. A liderança estudantil pode assumir muitas formas, incluindo a criação de Diretórios Centrais de Estudantes, Diretórios Acadêmicos, clubes estudantis, organizações de estudantes, conselhos estudantis e outras formas de participação em governança estudantil.

Logo ods-4