Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Leonardo Leite

CPETS da Univates é destacado como uma das organizações mais relevantes do setor de biogás do Brasil

Postado as 28/04/2023 12:28:19

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

 

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) foi realizado no Hotel Golden Park Internacional de Foz do Iguaçu, entre os dias 18 e 20 de abril, e contou com a participação de 650 pessoas envolvidas na cadeia produtiva do biogás. Durante os três dias de Fórum, houve palestras, espaço de negócios, reuniões setoriais e visitas técnicas.

As principais temáticas dos painéis foram: Mercado de biogás e biometano; Eficiência em plantas de biogás; Cases de biogás na pecuária, indústria e saneamento; Biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano; Inserção do biometano no mercado de gás natural; Novas aplicações e biorrefinarias de biogás; Financiamento de projetos de biogás.

Para fechar com chave de ouro o 5º Fórum Sul Brasileiro Biogás e Biometano, foi realizada a premiação Melhores do Biogás. Foram mais de 5 mil votos por votação pública. Na sua segunda edição, o Prêmio Melhores do Biogás reconheceu os destaques do setor em três categorias: Profissional, Organização e Plantas/Unidades Geradoras de Biogás.

Leonardo Leite

CATEGORIA ORGANIZAÇÃO

1: Portal Energia e Biogás

2: Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS) Univates

3: Biokohler Biodigestores

CATEGORIA PROFISSIONAL

1: Marina Linck

2: Thiago Edwiges

3: Gustavo Rafael Collere Posseti

 

CATEGORIA PLANTA - SANEAMENTO

Estação de Tratamento de Esgoto ETE Ouro Verde

CATEGORIA PLANTA - INDÚSTRIA

Frimesa Cooperativa Central

CATEGORIA PLANTA - PECUÁRIA

Fazenda Trevisan

A iniciativa do 5º Fórum, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), busca dar visibilidade e reconhecimento ao profissional, à organização, além de valorizar plantas/unidades geradoras de biogás, considerando projetos em três áreas produtivas: saneamento, indústria e pecuária. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das entidades apoiadoras do evento. O professor Odorico Konrad, especialista em energias renováveis, participou do evento como moderador do Painel: “Biogás mais eficiente”, no dia 19 de abril. 

O Cpets

O Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (Cpets) atua, desde 2009, no desenvolvimento de conhecimento técnico-científico por meio do ensino, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), prestação de serviços de análises e consultoria especializada na área de energias e tecnologias sustentáveis, com foco no biogás. 

Desde então, as atividades realizadas pelo Cpets vêm auxiliando profissionais, empresas, agentes públicos e acadêmicos de todo o Brasil, especialmente da região Sul, na capacitação de recursos humanos e no desenvolvimento/aprimoramento de tecnologias em gestão, tratamento e destinação de materiais biodegradáveis, com foco principal em bioenergia e bioinsumos.

Desde 2016, a estrutura do Cpets dispõe de uma planta piloto para execução de estudos, análises e projetos de pesquisa aplicada em sistemas contínuos de produção de biogás, possibilitando a avaliação de diferentes processos de purificação do biogás para aproveitamento energético, como energia elétrica, térmica e combustível veicular. 

Em 2018, o Cpets recebeu do Governo da Alemanha, por meio de convênio, um laboratório móvel para pesquisa e avaliação de vazão e qualidade do biogás em escala real. A iniciativa faz parte do Biogás Lab, Automation & Gas Analysis Brazil (Bilagab), projeto de difusão e análise do biogás do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha desenvolvido pela empresa Awite Bioenergia. 

O Cpets tem contribuído com o desenvolvimento tecnológico e científico do biogás há mais de 10 anos, por meio de projetos e pesquisas que propõem novas alternativas de conversão energética de substratos de diferentes origens, purificação e aplicação do biogás. Nesse período, a organização fez networking com mais de 30 empresas privadas do segmento do biogás e atuou em diversos projetos com o setor público e instituições de ensino.

Em 2022, o CPETS aprofundou as pesquisas na purificação do biogás por métodos biológicos, com foco na obtenção de biometano. No CNPq, e em parceria com duas empresas privadas, aprovou um projeto para pesquisa, em escala piloto, de purificação de biogás por meio de microalgas, que trará avanços significativos na área, possibilitando a análise da viabilidade de aplicação do método em escala real. 

Ainda, em parceria com outras instituições de pesquisa, teve o projeto “Membranas e processos oxidativos avançados para degradação de contaminantes emergentes, reuso de água e recuperação de insumos (CLUSTER MEMPOA)” aprovado no Programa Inova Clusters Tecnológico, no qual tem atuado na recuperação de insumos de interesse para a agricultura a partir do processo de biodigestão anaeróbia.

E realizou projetos e serviços na área do biogás com mais de 15 empresas privadas, compartilhando resultados e conhecimento técnico e científico. Com seu grupo de pesquisa publicou artigos científicos, demonstrando o comprometimento com a divulgação dos resultados para a sociedade.

Leonardo Leite

Logo ods