Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Turmas da EMEF Castelo Branco, de Muçum, aprendem sobre astronomia com o Planetário da Univates

Postado as 03/05/2023 10:01:44

Por Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

No dia 26 de abril os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, de Muçum, visitaram o Planetário da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Cerca de 30 alunos das turmas dos 4.º e 5.º anos, participaram das atividades do projeto desenvolvido pela Univates. 

As visitas ao Planetário acontecem como uma das ações do projeto de extensão “Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos”, que explora e divulga temas ligados à Astronomia, por meio de oficinas, sessões de observação do céu com telescópio e sessões de projeção em um planetário móvel. 

Este projeto está focado na Educação Básica, mas também no público em geral, e são abordados temas como fenômenos astronômicos, o Sistema Solar, astros celestes, mitos e histórias das constelações, entre outros.

Em uma publicação no Facebook, a escola descreveu que “os alunos puderam vivenciar e conhecer um pouco mais, de forma lúdica e prazerosa, sobre o sistema solar. Foi um momento de muita aprendizagem e sistematização do que as professoras já vinham desenvolvendo em nossa escola”.

Os agendamentos de visitas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail planetario@univates.br ou pelo Instagram do projeto

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Números de 2022

Foram realizadas cinco oficinas presenciais e seis oficinas virtuais envolvendo temas de astronomia para estudantes da Educação Básica ao longo de 2022. 

Também foram realizadas sete sessões de cúpula de planetário, além de duas itinerâncias, nas quais o planetário foi até uma escola, atendendo mais de 130 alunos em um único dia; e outra em que o planetário esteve três dias em uma Feira de Ciências, no qual foram realizadas mais de 20 sessões, atendendo a um público variado entre alunos e pessoas da comunidade de todas as idades, totalizando mais de 600 pessoas atendidas nessa atividade. 

Além disso, também foi realizada uma sessão de observação do céu com uso de telescópio. Ao todo, nas diversas atividades do projeto, em 2022, já foram atendidas mais de 1.200 pessoas diretamente.

Logo ods-4