Maio Vermelho alerta para prevenção ao câncer de boca

Postado as 10/05/2023 10:47:44

Por Natalia Nissen

Maio Vermelho é o mês da conscientização e prevenção ao câncer de boca. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de boca está entre as principais causas de óbito por neoplasias, sendo mais da metade dos casos diagnosticados em estágios avançados da doença. Em 2021, o Saúde Univates - Odontologia passou a realizar o atendimento de pacientes oncológicos do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, por meio da área de Estomatologia. Esse acompanhamento do paciente em tratamento oncológico tem como principais objetivos preservar a condição bucal e prevenir o aparecimento de novas doenças.

Desde então, foram realizados quase 90 atendimentos, incluindo procedimentos de laserterapia, que é uma técnica empregada para controle de sintomas e efeitos secundários relacionados à quimioterapia e à radioterapia, auxiliando na cicatrização e regeneração de tecidos.

Entenda a doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral, podendo se manifestar na mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca. Entre os fatores de risco estão o tabagismo, alcoolismo, exposição excessiva ao sol e infecção por HPV (papilomavírus humano). O consumo combinado de tabaco e álcool potencializa o risco de aparecimento da doença.

O câncer bucal pode se manifestar por meio de manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas e parte interna da bochecha, rouquidão persistente, nódulos (caroços) no pescoço ou lesões na boca que não cicatrizam em até 15 dias.

A doença tem cura, principalmente se diagnosticada e tratada nas fases iniciais.

Prevenção

Além dos hábitos saudáveis, como não fumar e manter a higiene bucal, é importante usar protetor solar labial e fazer visitas regulares ao dentista. Escovar os dentes corretamente, utilizar o fio dental e fazer limpeza a cada seis meses são meios de cuidar da saúde bucal e identificar com mais facilidade quaisquer alterações na boca.

Univates - Divulgação

Saúde Univates - Odontologia

O Saúde Univates - Odontologia oferece atendimentos à comunidade em geral com demanda nas especialidades de cirurgia bucomaxilofacial, dentística, endodontia, odontopediatria, patologia bucal, periodontia, prótese dentária, implantodontia, odontogeriatria e atendimento a pessoas com deficiência. Os agendamentos podem ser realizados no site saudeunivates.com.br, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5688, ou pelo e-mail odontologia.saude@univates.br

Para os pacientes oncológicos em tratamento no HBB, os atendimentos são exclusivamente na área de estomatologia. Nesses casos, os atendimentos ocorrem pela Central de Convênios do hospital ou de forma particular, mediante agendamento prévio diretamente com o hospital.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3