Curso de Psicologia da Univates auxilia casais a lidarem com as emoções do processo de adoção

Postado as 10/05/2023 13:55:12

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

Criado em 2006, o Grupo de Apoio à Adoção de Lajeado (Gaal) acolhe casais que já adotaram e casais que estão passando pelo processo de adoção. Propicia auxílio em questões jurídicas, informando os trâmites legais; busca diminuir os preconceitos, a ansiedade do processo e possibilita compartilhar as angústias.

O curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates é parceiro do Gaal e participa dos encontros, que ocorrem, na última segunda-feira de cada mês, no auditório da Prefeitura Municipal de Lajeado. Das reuniões participam alunos do último semestre do curso e seus supervisores, que contribuem com ações que promovem reflexão, cuidado e expressão das emoções.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do Saúde Univates, Jocieli Ferrari, destaca: “Essa parceria traz benefícios aos participantes do grupo, que contam com o olhar da Psicologia para auxiliar na compreensão e manejo das emoções oriundas do processo de adoção, e também aos estudantes, que têm a oportunidade de trabalhar com uma demanda que muitas vezes não se apresenta nos serviços de saúde onde os estágios ocorrem. Certamente é um encontro potente, cheio de afeto e possibilidades!”

Mais informações sobre o Grupo de Apoio à Adoção de Lajeado podem ser obtidas pelo e-mail: gaalajeado@gmail.com

Logo ods-17