Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

UPA 24h de Lajeado recebe certificado de Boas Práticas em Cardiologia, concedido pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo

Postado as 11/05/2023 16:51:25

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado, administrada de forma conjunta pela Fundação Univates e pela Prefeitura Municipal de Lajeado, recebeu, no dia 13 de abril, o certificado de participação no projeto de Boas Práticas em Cardiologia, conduzido pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

A UPA do município foi uma das 15 unidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do projeto, realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). 

O projeto iniciou-se em outubro de 2021, com o preenchimento de dados que contribuíram para o diagnóstico do atendimento e de melhorias a serem realizadas, e foi composto por outras sete etapas, que foram concluídas em novembro de 2022, por meio do monitoramento de indicadores assistenciais. Alex Vaz Borba, coordenador da UPA, esclarece: “eu acredito que o monitoramento dos indicadores seja a etapa mais importante do processo. Nos permite avaliar a assistência prestada e os indicadores de qualidade, fatores essenciais que mensuram os cuidados prestados em nossa unidade de saúde.”

A participação no projeto tem resultados positivos para a comunidade. “Esse projeto foi importante, pois nos auxiliou a aprimorar os processos de assistência ao paciente com doença cardiológica e proporcionar maior qualidade no atendimento”, ressalta Borba.

Além das etapas necessárias para conclusão do projeto, o HCor proporcionou para as unidades participantes, quatro aulas virtuais sobre interpretação de eletrocardiograma, acidentes vasculares cerebrais, atendimentos de parada cardiorrespiratória, arritmias cardíacas e síndrome coronariana aguda. 

No entendimento do coordenador da UPA de Lajeado, ser uma das 15 unidades escolhidas é um motivo de orgulho e também aumenta o compromisso da gestão de sempre buscar o aperfeiçoamento do atendimento prestado aos pacientes da UPA.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

 

Logo ods-3