Segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar pauta parceria entre Saúde Univates e Prefeitura de Teutônia

Postado as 16/05/2023 13:42:06

Por Natalia Nissen

Com informações da AI da Prefeitura de Teutônia

O Saúde Univates e a Prefeitura de Teutônia, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, firmaram parceria para desenvolver um projeto inédito, que visa à promoção da segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar e incentiva a alimentação saudável e a prevenção à obesidade infantil. As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma iniciativa do Ministério da Saúde para integrar e articular ações de educação e saúde para melhorar a qualidade de vida da população escolar e ampliar o acesso aos serviços de saúde.

A primeira etapa do projeto consiste na sensibilização da comunidade escolar, a fim de desenvolver um trabalho conjunto entre famílias e profissionais da educação. Nos dias 4 e 11 de maio foram realizadas as primeiras reuniões na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bento Gonçalves, na Emef Dom Pedro I e na Emef Professor Teobaldo Closs. Nessas atividades, foram apresentados os objetivos do projeto e o cronograma das ações educativas e dos encontros com a comunidade escolar.

Os profissionais do Saúde Univates realizarão encontros de educação alimentar com os alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de sete escolas de Teutônia, no período de dois meses. As turmas foram selecionadas a partir de uma análise realizada no ano passado, que identificou um foco de maior índice de obesidade infantil no município. Nesta primeira etapa, cerca de 200 crianças serão beneficiadas pelo projeto.

O prefeito Celso Forneck afirmou que as equipes do Programa Saúde na Escola têm acompanhado o aumento de casos de obesidade na infância e que o projeto é muito importante para combater esse cenário.

“É uma realidade que pode ser revertida por meio da prevenção. Para isso, é preciso o envolvimento de toda a rede de apoio da criança, principalmente da família e dos profissionais da educação. Parabéns às equipes pela iniciativa e comprometimento com a saúde das nossas crianças”, reforçou.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3