Univates promove seminário internacional sobre migrações históricas e contemporâneas

Postado as 18/05/2023 17:17:34

Por Paulo Émerson Cardoso da Silva

Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, em conjunto com a Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras (ANPHCTB), realiza o Seminário Internacional Migrações Conectando Mundos e o XVI Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras.

Os eventos possuem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre as migrações históricas e contemporâneas, como fenômenos locais, regionais e transnacionais, que colocam em movimento sujeitos múltiplos, cujas conexões e reconexões moldam e modificam as sociedades. Como é uma temática complexa, propõe-se o diálogo interdisciplinar com as diversas áreas do conhecimento, além de múltiplas abordagens teóricas e metodológicas.

A professora Dra. Márcia Solange Volkmer, da comissão organizadora do evento comenta:“Os eventos ganham relevância no momento em que se relembram os 200 anos da imigração germânica para o Rio Grande do Sul, cujos elementos culturais germânicos apresentam-se em diferentes aspectos da organização social dos municípios do Vale do Taquari. Ao mesmo tempo, os eventos celebram a diversidade de grupos étnicos e culturais que migraram para as cidades gaúchas, construindo cenários culturais pontuados pela diferença, a exemplo da cidade de Lajeado, que continua recebendo imigrantes de diferentes regiões do mundo”.

Lucas George Wendt

Imagem ilustrativa

A programação dos eventos inicia no dia 19 de outubro, quinta-feira, com a conferência “Migrações, cidadania e direitos humanos”, que terá como conferencista Mohammed ElHajji, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas pesquisas, estudos, produções intelectuais e orientações acadêmicas, nos âmbitos nacional e internacional, são focados na questão migratória transnacional, diaspórica e intercultural.

Durante os três dias de evento, haverá mesas-redondas, conferências e saídas de campo, que irão refletir e debater sobre as migrações históricas e contemporâneas

A programação completa, com os horários e locais de cada atividade, pode ser conferida aqui

Estão convidados a participar professores e pesquisadores de cursos de graduação e de pós-graduação da área de Ciências Humanas, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e a comunidade em geral.

A inscrição para participação nos eventos deve ser realizada clicando aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943, ou pelo e-mail eventos@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods