Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor do PPGBiotec está em Portugal pesquisando a variedade genética de leguminosas

Postado as 22/05/2023 10:23:41

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Elise Bozzetto

O professor Raul Antonio Sperotto, docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, está em Portugal desde o começo de fevereiro para realizar uma mobilidade acadêmica de longa duração. Ele está envolvido em atividades no Laboratório Plantech (Plant Nutrition and Biotechnology for Sustainability), localizado no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Porto, Portugal. 

O laboratório é coordenado pela Dra. Marta Vasconcelos, pesquisadora com quem Sperotto já colabora há muitos anos. Por meio dessa iniciativa, o professor espera estreitar a colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, participar de projetos de pesquisa internacionais e interagir com pesquisadores portugueses e de outros países que são referência em suas áreas. 

Sperotto tem experiência nas áreas de Genética, Bioquímica, Biologia Molecular e Fisiologia Vegetal, atuando principalmente com respostas de plantas a estresses abióticos e bióticos, homeostase de metais e biofortificação em plantas de arroz. Atua como editor da revista Frontiers in Plant Science. É graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular, e pós-doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. 

Na Univates, Sperotto orienta pesquisas de mestrado e doutorado com temas como: caracterização fisiológica e molecular de plantas sob estresses ambientais, interação de plantas com microrganismos, qualidade nutricional vegetal e desenvolvimento de biofertilizantes. 

Divulgação/Acervo pessoal

Divulgação/Acervo pessoal

Divulgação/Acervo pessoal

Divulgação/Acervo pessoal

Projetos 

A estadia de Sperotto em Portugal está permitindo que o pesquisador participe do projeto INCREASE (INtelligent Collections of Food Legumes Genetic Resources for European Agrifood SystEms). A iniciativa é financiada pela União Europeia e conta com a participação de diversas instituições localizadas em diversos países europeus, com verba total superior a € 6.000.000,00 (cerca de R$ 32 milhões).

O objetivo é avaliar a diversidade de leguminosas plantadas nos países da União Europeia, identificando variedades que possuem características genéticas favoráveis para os diferentes climas e ambientes europeus. No projeto, Sperotto desenvolve as atividades de análises de diversas variedades de feijão produzidas na Polônia, Itália e Espanha, sob diferentes formas de cultivo e em diferentes climas. Os grãos dessas plantas estão sendo analisados quanto a características visuais, nutricionais e de qualidade tecnológica. A próxima etapa será a análise molecular dessas plantas, para identificação de genes e rotas metabólicas responsáveis por suas características.  

Além desse projeto, o pesquisador também está envolvido na testagem de dois biofertilizantes da Empresa Krilltech, colaboradora de seus projetos de pesquisa, produtos esses que ainda não foram lançados no mercado. A Empresa Krilltech atua no segmento da nanotecnologia para o agro e desenvolveu dois biofertilizantes baseados em nanopartículas de carbono que ainda estão em fase de testes em diferentes culturas agrícolas.

O objetivo é avaliar o efeito biofertilizante e biofortificante desses dois novos produtos da empresa Krilltech antes do lançamento comercial. As atividades que o pesquisador está desenvolvendo neste projeto referem-se à aplicação desses dois produtos em plantas de ervilha, arroz e feijão, para a verificação dos efeitos benéficos, em especial uma maior produção e qualidade nutricional de grãos.  

Logo ods