Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inteligência Artificial: saiba o que é, quais são os seus impactos e muito mais no novo episódio do Desenrola Aí

Postado as 23/05/2023 16:01:40

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Os assuntos do momento no Brasil e no mundo servem de inspiração para os episódios do podcast “Desenrola Aí”, lançado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Diversos episódios já estão disponíveis nas plataformas Spotify e YouTube. 

No último episódio lançado, o tema abordado foi Inteligência Artificial (IA), com a participação do professor Fabrício Pretto, dos cursos da área de Tecnologia da Informação da Univates, e do estudante de Engenharia de Software Mateus Roveda. O acadêmico, inclusive, já abordou o tema da IA em texto no site da Univates sobre a perspectiva do ChatGPT: o que é e quais são seus impactos.

Em cada episódio, as hosts Natália Richter e Pietra Darde recebem convidados para desenrolar e apresentar ângulos diferentes de assuntos relevantes, como educação, carreira e mercado de trabalho, saúde e inovação.

Confira

Os episódios novos são publicados às sextas-feiras. Pessoas interessadas em receber avisos quando novos episódios forem publicados podem se cadastrar clicando neste link. Para contribuir com indicações de temas, escreva um e-mail para narede@univates.br.

Saiba mais sobre a IA 

A Inteligência Artificial refere-se à capacidade de um sistema ou programa de computador realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Essas tarefas podem incluir o reconhecimento de voz, a interpretação de imagens, a tomada de decisões, a compreensão de linguagem natural e muito mais.

Ao longo do desenvolvimento da IA, ocorreram diversos marcos importantes. Aqui estão alguns dos principais:

Fundação da IA: o campo da IA foi estabelecido como disciplina de pesquisa na década de 1950, com o trabalho pioneiro de pesquisadores como Alan Turing. 

Sistemas especialistas: nas décadas de 1960 e 1970, foram desenvolvidos os sistemas especialistas, que eram programas de computador capazes de realizar tarefas específicas com conhecimento especializado.

Aprendizado de máquina: o aprendizado de máquina surgiu na década de 1980 como uma abordagem para permitir que os computadores aprendessem e melhorassem seu desempenho com base em dados. Algoritmos como redes neurais artificiais e árvores de decisão foram desenvolvidos nesse período.

Avanços na visão computacional: nas décadas de 1990 e 2000, houve avanços significativos na capacidade de os computadores interpretarem e entenderem imagens e vídeos. Algoritmos como o reconhecimento facial e a detecção de objetos foram desenvolvidos.

Aprendizado profundo: o aprendizado profundo, também conhecido como redes neurais profundas, ganhou destaque na década de 2010. Essa abordagem utiliza redes neurais artificiais com várias camadas para aprender e extrair características complexas dos dados, impulsionando avanços significativos em áreas como reconhecimento de fala, visão computacional e processamento de linguagem natural.

Aplicações práticas da IA: nos últimos anos, a IA tem sido aplicada em diversos setores, como assistentes virtuais, carros autônomos, recomendação de conteúdo, tradução automática, diagnóstico médico e muito mais.

Esses são apenas alguns marcos importantes no desenvolvimento da IA. O campo continua a evoluir rapidamente, impulsionado por avanços em tecnologia, algoritmos e disponibilidade de dados.

Logo ods