Estudantes canadenses visitam a Univates e participam de atividades acadêmicas e culturais

Postado as 24/05/2023 08:31:25

Por Natalia Nissen

Um grupo de estudantes da Concordia University of Edmonton (CUE), no Canadá, estão em Lajeado para uma imersão acadêmica e cultural que faz parte de um roteiro de visitas a instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Na manhã de segunda-feira, eles foram recepcionados na Universidade do Vale do Taquari - Univates pela vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Instituição, professora Fernanda Storck Pinheiro.

Natalia Nissen

Fernanda lembrou uma visita do vice-presidente de Relações Internacionais e de Pesquisa da CUE, Manfred Krepsky Zeuch, à Univates em 2016 e que inspirou alguns pontos da criação da Política de Respeito às Individualidades da Instituição, lançada naquele ano. "O documento formaliza nosso posicionamento sobre a colaboração e promoção da diversidade. É algo muito importante para nós e que foi inspirado em ideias que nos foram apresentadas durante aquela visita. Ficamos muito felizes com a parceria que temos com a CUE, com as oportunidades de intercâmbio criadas e em receber este grande grupo de estudantes para conhecer a nossa Universidade", reforça a vice-reitora.

Ainda durante a acolhida, a gerente do Escritório de Relações Internacionais (ERI), Viviane Bischoff, ratificou que integrar pessoas de diferentes países e culturas na rotina da Univates é uma forma de valorizar as individualidades e unir esforços para tornar o mundo melhor para todos. Neste contexto, Viviane também destacou a natureza comunitária da Instituição, as diferentes áreas abrangidas pelos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação e explicou para os visitantes que todo o trabalho realizado visa a contribuir para o desenvolvimento das comunidades local e regional.

O grupo permanece em Lajeado até sábado. Além de conhecer o campus da Universidade, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o Laboratório Univates e o residencial Share Univates, os estudantes também participam de visitas, workshops e oficinas sobre cultura e gastronomia. A programação ainda conta com momentos de interação com professores e alunos da Univates, inclusive intercambistas de países como Colômbia, Portugal, México, Noruega, Argentina e Alemanha que estão estudando na Instituição neste semestre.

Natalia Nissen

Parceria de longa data

A Univates e a Concordia University of Edmonton são parceiras desde 2012. Ao longo de mais de uma década, dezenas de estudantes da Univates realizaram intercâmbio na CUE, assim como alunos da instituição canadense também visitaram a Univates para estudos de curta duração. A universidade canadense oferece cursos de graduação em artes, ciências e administração, e programas de pós-graduação em educação, tecnologia da informação, segurança da informação e psicologia. O objetivo dos intercâmbios e das visitas de representantes é fortalecer a cooperação entre as instituições.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17