Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dia do Meio Ambiente será celebrado pelo MCN da Univates

Postado as 29/05/2023 13:23:02

Por Lucas George Wendt

Tuane Eggers

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até recentemente eram considerados, por muitos, inesgotáveis. 

Para comemorar a data, o Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari - Univates organizou a palestra “Que história contarei aos meus netos?”, evento que abordará aspectos como o direito a um ambiente saudável e a responsabilidade para com as gerações futuras. A ação está prevista para acontecer no dia 6 de junho, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 7. 

A atividade será ministrada pela professora doutora Luciana Turatti, dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.  A inscrição deve ser realizada pelo e-mail do Museu (mcn@univates.br) ou pelo ramal 5505.

Divulgação/Univates

O que é o Dia do Meio Ambiente?  

O Dia do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho de cada ano e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente. Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.

A data busca promover ações em todo o mundo para chamar a atenção para questões ambientais e incentivar a participação da população em atividades que visam a conservar e melhorar o meio ambiente. O Dia do Meio Ambiente reforça a responsabilidade compartilhada por todos em cuidar do planeta, garantindo a sustentabilidade e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

É importante destacar que a preservação do meio ambiente é uma preocupação global e envolve diversos aspectos, como o combate às mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, a proteção dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável. O Dia do Meio Ambiente é um momento para refletirmos sobre essas questões e agirmos de forma mais consciente em relação ao impacto humano no planeta. 

Divulgação/Univates

Saiba mais sobre a ministrante 

Luciana Turatti é pós-doutora em Direito pela Universidade de Sevilha, na Espanha (2019). Possui doutorado (2014) e mestrado (2003) em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). 

Atualmente é professora adjunta da na Univates, onde ministra as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Ambiental, no curso de Direito. Professora permanente do PPGAD e do PPGSAS. Também é professora colaboradora do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Justiça Ambiental ASAS: Alimentos, Saberes e Sustentabilidade e pesquisadora do grupo de pesquisas Práticas Ambientais, Comunicação, Educação e Cidadania, ambos credenciados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Políticas Públicas Ambientais atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, recursos hídricos, governança, meio ambiente, resíduos, agroecologia, saberes locais, descolonização dos saberes e responsabilidade ambiental. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-15