Audiência pública debateu o papel das universidades comunitárias

Postado as 29/05/2023 18:35:40

Por Redação/Comung

Com informações da assessoria de imprensa do Comung

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediou, na segunda-feira, 29, sua primeira audiência pública tendo como tema as universidades comunitárias. O encontro ocorreu a partir das 10h, no Salão de Atos da Reitoria, e teve como proponente o deputado estadual Rafael Braga, presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa.

A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, esteve presente no evento, que também contou com autoridades políticas locais, representantes de entidades de classe e da comunidade estudantil, além da comunidade. A transmissão da audiência pode ser conferida por meio deste link do Youtube.

A audiência na UCS é a primeira de uma série de outros 13 eventos que vão ocorrer nas demais universidades comunitárias do estado, entre elas uma prevista para acontecer em Lajeado. Nelas serão debatidos o papel das universidades comunitárias no RS e a facilitação do acesso ao Ensino Superior. O principal objetivo é evidenciar a relevância do tema, possibilitando aos mais variados agentes da sociedade apresentarem as suas percepções e as suas propostas.

O resultado da série de encontros iniciada na UCS será um relatório que vai apontar as principais demandas das universidades comunitárias e propor soluções efetivas para que essas instituições resgatem seu potencial na geração do conhecimento. O diagnóstico geral apresentado na primeira audiência mostra uma considerável evasão do público universitário - muito devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. “Estamos protagonizando e iniciando hoje um evento único, que será definitivo para reposicionar as universidades universitárias como agentes fundamentais neste processo de transformação social”, observou o presidente do Comung e reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.

O presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Rafael Braga, ficou satisfeito com a adesão do público, formado por outras autoridades políticas, acadêmicas e por representantes da classe estudantil. “É por vocês (estudantes) que estamos aqui, e para que os mais variados agentes da sociedade apresentem as suas percepções e as suas propostas. Vamos trabalhar na elaboração de um relatório importante para que tenhamos um documento que norteie as ações das universidades comunitárias na captação de novos alunos e na melhoria de suas estruturas, por meio de parcerias público-privadas, de acordo com a demanda de cada região do Estado”, comentou Braga.

Sobre o Comung

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul constituiu o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o Consórcio é formado por 14 instituições de ensino que abrangem quase todos os municípios do estado e prestam relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde.

As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais.

Logo ods-4