Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates se prepara para o Enade 2023

Postado as 31/05/2023 08:37:06

Por Redação Univates

Nicole Morás

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicado no dia 26 de novembro de 2023. Neste ciclo avaliativo participarão os estudantes concluintes dos cursos das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. 

Conforme o edital do Enade (Edital n° 37, de 25 de maio de 2023, do Diário Oficial da União), os concluintes dos seguintes cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates serão convocados para realizar a prova: 

Cursos presenciais

Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia da Computação*
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Estética e Cosmética
Farmácia
Fisioterapia
Medicina
Nutrição
Odontologia

*A confirmar 

Cursos a distância (EAD) 
Engenharia de Produção EAD

A importância do Enade

Em abril de 2022, o MEC divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) do ano de 2021, tendo a Univates mantido a nota 4, considerada de excelência pelo MEC (em uma escala de 1 a 5).

A Instituição obteve o reconhecimento de melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades não públicas avaliadas no Enade 2021. A média do conceito graduação leva em conta a qualificação dos professores, a infraestrutura da Instituição e o desempenho dos estudantes no Exame. 

Não apenas os estudantes que prestaram a prova se beneficiam, mas também toda a comunidade acadêmica, uma vez que o resultado comprova a qualidade dos cursos de graduação da Univates, além de subsidiar ações de melhoria nos cursos e na Instituição, como, por exemplo, mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos ou na metodologia de ensino.

Saiba mais sobre o Enade

O Enade é aplicado desde 2004 e é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e consiste em uma avaliação da aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) de todo o País.

Como o Enade é estruturado 

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto de uma prova, formada por questões discursivas e de múltipla escolha, e um questionário, com perguntas sobre as condições oferecidas pela universidade e pelo curso durante o processo formativo do estudante. O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação a: conteúdos programáticos do curso, habilidades e evolução do conhecimento e competências dos estudantes para compreender temas gerais. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4