Intercambistas visitam CTG em Arroio do Meio

Postado as 02/06/2023 12:39:11

Por Andrés Esteban Esguerra Ochoa

Divulgação/Univates

No sábado, 27 de maio, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Escritório de Relações Internacionais — ERI, organizou uma atividade para que os intercambistas visitassem o Querência do Arroio do Meio, na cidade de Arroio do Meio. A atividade é tradicional e os intercambistas, na ocasião, participaram da abertura da Noite das Invernadas, onde puderam experimentar a cultura gaúcha. Participaram 20 intercambistas e três padrinhos internacionais.

A equipe do CTG explicou para os intercambistas a importância do chimarrão na cultura gaúcha e o simbolismo que a bebida tem como elemento de hospitalidade. Foram narradas a lenda do chimarrão e os costumes, por exemplo, de que o primeiro chimarrão é tomado pela pessoa que o faz.

A integração também contou com uma parte prática, na qual os intercambistas foram convidados a preparar a bebida, além de terem podido experimentar diferentes tipos de mate. Foram feitas explicações, também, acerca da indumentária gaúcha, em que os intercambistas puderam saber que, por exemplo, as roupas das prendas e dos peões, dependendo da idade, podem ou não utilizar certos tipos de elementos (como brincos ou a altura dos sapatos).

Nesse dia os intercambistas experimentaram o carreteiro e assistiram às apresentações da Noite das Invernadas, nas quais cada categoria demonstrou danças específicas. Este foi um evento aberto e a comunidade pôde participar.

Ao imergir em uma nova cultura, os estudantes expandem seus horizontes, desenvolvem habilidades interculturais e ganham uma perspectiva global mais ampla. Essa experiência proporciona a eles a oportunidade de conhecer e compreender tradições, costumes, valores e modos de vida diferentes dos seus, promovendo a tolerância, empatia e respeito pela diversidade.

Divulgação/Univates

Além disso, ao se envolverem com a comunidade local, os estudantes têm a oportunidade de praticar o idioma, aprimorar suas habilidades de comunicação e estabelecer conexões significativas com pessoas de diferentes origens. Essa imersão cultural enriquece não apenas o seu aprendizado acadêmico, mas também contribui para seu crescimento pessoal e profissional, preparando-os para um mundo cada vez mais interconectado, diferente e globalizado.

Logo ods