Univates e Prefeitura de Teutônia desenvolvem projeto voltado à qualidade de vida dos idosos

Postado as 06/06/2023 15:20:39

Por Natalia Nissen

Um projeto denominado Longevidade com Saúde pretende estimular o cuidado integral e a promoção da saúde para a comunidade de Teutônia. A iniciativa é uma parceria da Fundação Univates, por meio do Saúde Univates, com a Prefeitura de Teutônia, por meio da Secretaria de Saúde. A proposta visa à sensibilização dos idosos  sobre assuntos relacionados à saúde e à qualidade de vida.

AI Prefeitura de Teutônia/Divulgação

As atividades iniciaram na segunda-feira, 5, no bairro Alesgut. No primeiro encontro foram abordadas questões relacionadas à nutrição. O projeto também prevê ações voltadas às áreas de fisioterapia, psicologia e educação física.

Franciele Machado Wermann, coordenadora do Saúde Univates - Nutrição, lembra que os dados do IBGE mostram uma tendência de aumento na expectativa de vida das pessoas. A projeção é de que em 2060 esse índice chegue a 81,4 anos.

No entanto, o conceito vai muito além de acrescentar anos à vida. Longevidade significa viver bem, com saúde e disposição para aproveitar cada momento com a família e amigos. Diante disso, é perceptível a necessidade de incentivar e proporcionar informação a essa população. Temos as mais altas expectativas com o projeto, pela importância e por considerar a saúde integral, envolvendo diversas áreas da saúde e do cuidado.
Franciele Machado Wermann, coordenadora do Saúde Univates - Nutrição.

As ações serão desenvolvidas com os grupos de idosos que já estão constituídos, nos bairros Alesgut, Canabarro e Teutônia e nas localidades de Boa Vista, Boa Vista Fundos, Linha Germano, Linha Harmonia Alta, Linha Harmonia Baixa, Linha São Jacó, Linha Catarina e Linha Wink, conforme cronograma definido pelo município. O Longevidade com Saúde tem encontros previstos até o final do mês de novembro.

Parceria em Teutônia

Em junho também iniciam as atividades do projeto de fisiologia do exercício, que promoverá encontros para realização de atividades físicas orientadas por profissionais da Univates para os moradores do bairro Canabarro. Além dele, o projeto Cuidando de Quem Cuida disponibilizará atendimentos em nutrição e psicologia para profissionais da saúde que atuam no município.

Segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar pauta parceria entre Saúde Univates e Prefeitura de Teutônia

Logo ods-3