Espetáculo ambiental promovido pela Prefeitura de Lajeado reúne mais de 2 mil crianças no Teatro Univates

Postado as 07/06/2023 12:36:18

Por Redação Univates e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Mais de 2,2 mil alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Lajeado participaram do espetáculo ambiental “O Rio”. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) em parceria com a Secretaria de Educação (SED), e integra as ações da Semana do Meio Ambiente do município.

Laura Mallmann

O espetáculo apresentou uma história sobre uma realidade futurista, onde o ar, os rios e o meio ambiente são poluídos, sendo a água um produto raro e extremamente escasso. Os personagens contam a história de como começou a poluição e constroem uma máquina do tempo para voltar a 2023 e alertar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O espetáculo foi apresentado em dois turnos. As sessões ocorreram às 9h e às 14h no Teatro da Univates, reunindo mais de 1,1 mil pessoas em cada uma.

O secretário da Sema, Luiz André Benoitt, ressaltou a importância da conscientização e destacou que ações simples podem fazer a diferença para o futuro. “É muito importante que o assunto seja tratado em sala de aula, para que, em um futuro próximo, possamos falar sobre rios e florestas preservados. Esta Semana do Meio Ambiente é muito importante para que toda a comunidade pense e apoie ações sustentáveis. Temos o projeto Guardiões Mirins Ambientais, para que as crianças já comecem a pensar no meio ambiente desde cedo”, ressalta o secretário.

Laura Mallmann

Colaborando com o Meio Ambiente

Os alunos da Emef Campestre sentaram nas primeiras fileiras do teatro para acompanhar de perto o espetáculo. Arthur Zimmer de Oliveira, de 7 anos, gostou muito da história e disse que vai continuar cuidando do meio ambiente.

Já Cecília Matos, 7 anos, conta que já contribui com a preservação do meio ambiente. “Já recolhi plástico nas ruas para não poluir as ruas e rios. Já trabalhamos sobre a preservação na escola também. Vou sempre ajudar o meio ambiente”.

Programação da Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente iniciou no dia 1o/06 e contou com atividades como Blitz Ecológica, palestras e roda de conversa, “Plante essa ideia” com doação de mudas, exposição de fotos de aves e livros, Rústica e evento Sustentar, entre outros. Na próxima semana ocorre o plantio de mudas próximo ao parque Ney Santos Arruda, que estava programado para o dia 5, mas foi adiado em razão do clima.

12/06 – Segunda-feira – Plantio Lajeado+Verde

Local e horário: Rua Italo Reali, entre o Parque Ney Santos Arruda e a BR-386, a partir das 14h

Logo ods