Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Escolas municipais de Venâncio Aires relatam experiência dos Clubes de Robótica em seminário da Univates

Postado as 07/06/2023 15:22:15

Por Redação Univates e Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

No sábado (3), os Clubes de Robótica das escolas municipais de Venâncio Aires estiveram representados nos Seminários Integradores dos cursos de Licenciatura - EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado

Estudantes das Escolas Municipais Alfredo Scherer, Benno Breunig, Dom Pedro II, José Duarte de Macedo e Professora Odila Rosa Scherer, juntamente com as professoras Claudia Lourenço da Lúz, Rosangela Liliana Kaercher, Greici Maria Eugenio de Mattos e Neiva Althaus, e representantes da Secretaria de Educação de Venâncio Aires tiveram a oportunidade de apresentar os projetos em desenvolvimento nos Clubes de Robótica na rede municipal de Venâncio Aires, desde o ano passado. 

Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliane Weiss Niedermayer, foram relatados a trajetória da robótica no município, os investimentos realizados em materiais e em formação para os professores. Também foram destacadas as pesquisas apresentadas na 1ª Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires (ORVA), que aconteceu no ano passado na rede municipal de Venâncio. 

Já os alunos e as professoras da rede municipal puderam propor experimentos para os estudantes de Pedagogia EAD da Univates, possibilitando uma vivência prática em robótica aos futuros professores. “Um verdadeiro momento de protagonismo dos nossos alunos, a partir de uma proposta que integra a robótica nos diversos conteúdos que são abordados em sala de aula”, destaca Juliane. 

Os Seminários Integradores ocorrem trimestralmente, de forma paralela a outros componentes curriculares, e têm o objetivo de ampliar a articulação dos conhecimentos e das discussões do módulo com a atuação profissional na área escolhida para a docência. 

Três diferentes seminários compuseram o encontro: 

Seminário Integrador II - Educação e Tecnologias, ministrado pela professora doutora Maria Elisabete Bersch; 

Seminário Integrador IV - Prática Investigativa I, ministrado pela professora doutora Danise Vivian;

Seminário Integrador X - Vivência Pedagógica Interdisciplinar II, ministrado pela professora doutora Angélica Munhoz.

Divulgação

Qual é a importância da robótica na Educação Básica? 

A robótica desempenha um papel importante na Educação Básica, pois estimula o aprendizado ativo e prático dos alunos. Ao envolver os estudantes na construção e programação de robôs, eles adquirem habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe e criatividade. Além disso, a robótica promove a interdisciplinaridade, permitindo que os alunos apliquem conceitos de matemática, ciência, tecnologia e engenharia de forma prática e concreta. 

Isso torna o aprendizado mais envolvente e relevante, permitindo aos estudantes uma compreensão mais profunda dos princípios teóricos e sua aplicação no mundo real. A robótica na Educação Básica também prepara os alunos para o futuro, pois os capacita com habilidades essenciais para enfrentar os desafios da sociedade moderna, em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante.

A introdução da robótica na Educação Básica possibilita uma experiência educacional enriquecedora, que prepara os alunos para as demandas da sociedade moderna e os capacita a se tornarem cidadãos ativos e habilidosos no mundo tecnológico.

Logo ods