Política pauta novo episódio do Desenrola Aí

Postado as 09/06/2023 16:16:56

Por Redação Univates

Os assuntos do momento no Brasil e no mundo servem de inspiração para os episódios do podcast “Desenrola Aí”, lançado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Diversos episódios já estão disponíveis nas plataformas Spotify e YouTube

Neste episódio a política é discutida de forma leve e descomplicada. Os convidados Mateus Dalmáz, doutor em História e coordenador dos cursos de História e Relações Internacionais da Univates, e Yago Becker, mestrando em Ambiente e Desenvolvimento, explicam o que é política e como ela impacta nosso cotidiano.

Em cada episódio, as hosts Natália Richter e Pietra Darde recebem convidados para desenrolar e apresentar ângulos diferentes de assuntos relevantes, como educação, carreira e mercado de trabalho, saúde e inovação.

Confira

Os episódios novos são publicados às sextas-feiras. Pessoas interessadas em receber avisos quando novos episódios forem publicados podem se cadastrar clicando neste link. Para contribuir com indicações de temas, escreva um e-mail para narede@univates.br.

O que é a política?

A política é um campo de estudo e uma prática que se refere à tomada de decisões coletivas ou governamentais em uma sociedade. Ela abrange a organização e o funcionamento do governo, bem como as relações de poder, autoridade e governança entre indivíduos, grupos e instituições. A política também pode se referir à atividade de participação cívica e engajamento dos cidadãos na governança de uma comunidade, seja por meio do voto, de manifestações públicas, do ativismo político ou do serviço público.

A política envolve a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, que são os cursos de ação adotados pelo governo para atingir objetivos específicos e resolver problemas sociais. Isso pode incluir questões relacionadas à economia, educação, saúde, segurança, meio ambiente, direitos humanos, entre outras áreas.

A natureza da política é complexa e multifacetada, envolvendo diferentes ideologias, interesses, valores e visões de mundo. Ela é moldada por fatores como a estrutura social, econômica e cultural de uma sociedade, bem como pela interação entre atores políticos, como partidos políticos, organizações da sociedade civil, grupos de interesse e indivíduos.

Logo ods