Univates Digital pretende unificar ambiente virtual de aprendizagem dos cursos

Postado as 14/06/2023 09:12:13

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates conta com ambientes digitais de estudo para uso em componentes curriculares de cursos presenciais e para viabilizar disciplinas e cursos oferecidos na modalidade a distância. Atualmente os professores podem optar entre o Univates Virtual (Moodle) ou o Google Classroom. Nesses espaços é possível realizar atividades e avaliações, disponibilizar materiais complementares para aulas e lançar as notas das avaliações, entre outras funcionalidades. Assim, a escolha pode ser feita por afinidade do docente com a plataforma e/ou conforme as necessidades do componente curricular são atendidas pela ferramenta.

Segundo o professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade, é responsabilidade de cada professor fazer o gerenciamento de sua disciplina no ambiente de estudo escolhido. O NAP também disponibiliza qualificações para professores para uso de ferramentas e recursos digitais. Ao longo do ano, são realizadas oficinas de capacitação, nas quais a participação dos docentes é voluntária.

Dados do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) mostram que, entre os cursos de graduação presenciais, há mais turmas utilizando o Univates Virtual. Já nos cursos técnicos, a maior parte dos professores opta pelo Google Classroom.

Maya Maceka/Unsplash

Univates Virtual 2023A

Graduação presencial: 518 turmas
Cursos técnicos: 69 turmas

Google Classroom 2023A

Graduação presencial: 196 turmas
Cursos técnicos: 71 turmas

Mudanças previstas

Há um projeto em andamento que visa a uniformizar a linguagem digital e, consequentemente, a utilização de um único ambiente virtual para as atividades acadêmicas. Este trabalho integra o programa Univates Digital, que envolve diferentes setores da Univates, como o NAP, o NTI, o Núcleo Digital e representantes docentes, além de estudantes em um processo de cocriação da plataforma.

O objetivo é empregar a tecnologia como solução para demandas da comunidade acadêmica. A plataforma reunirá serviços, tornando o acesso às informações e utilidades mais rápido, fácil e assertivo. Ela é planejada para que seja capaz de ser atualizada constantemente, atendendo as necessidades que surgirem com o passar do tempo.

Sua opinião é muito importante!

Estudantes, professores e tutores podem avaliar a coordenação de curso, os componentes curriculares, o corpo docente e tutorial e as tecnologias de informação e comunicação disponíveis e ainda sugerir melhorias por meio da Autoavaliação Institucional.

O formulário é on-line e pode ser respondido pelo celular, tablet ou computador.

A Autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e cursos técnicos pode ser realizada até o dia 18 de junho. Clique aqui para participar!

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Nesse formulário, o usuário pode indicar sugestões de reposição de materiais, consertos a serem realizados e avaliar os serviços oferecidos no campus.

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional e a Avaliação de Serviços e Infraestrutura podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br

Logo ods-9