Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Reitora representa a Univates em eventos da Assembleia Legislativa em Bento Gonçalves

Postado as 30/06/2023 17:45:05

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Rodrigo Rodrigues

Com informações da Assembleia Legislativa - ver aqui 

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da reitora, professora Evania Schneider, esteve presente em dois eventos em Bento Gonçalves nesta sexta-feira, 30: a instalação da Frente Parlamentar da Serra Gaúcha e o 4º Encontro Regional do Movimento pela Educação da Assembleia Legislativa. O evento também foi acompanhado pela coordenadora do polo EAD da Univates em Bento Gonçalves Flavia Aparecida Nunes. 

Movimento pela Educação

O Movimento pela Educação é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do RS para tratar sobre a Educação. Ao todo, serão realizados nove encontros do Movimento pela Educação em municípios de cada uma das regiões dos Coredes. Além dos encontros regionais, o presidente trabalha junto de sua equipe técnica, e com o apoio de consultores renomados nacionalmente para a formulação de um Marco Legal da Educação Gaúcha. O objetivo é observar experiências que deram certo em diferentes locais do Brasil, como Ceará, Pernambuco e São Paulo, e reproduzi-las no Rio Grande do Sul. Entre os eixos prioritários desse trabalho estão a alfabetização no tempo certo (até o término do 2º ano do Ensino Fundamental); o ensino médio em tempo integral com introdução à profissionalização; o fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula. 

O presidente da Assembleia Legislativa abriu os trabalhos do 4º Encontro Regional do Movimento pela Educação - Vamos Debater Juntos. O evento aconteceu no anfiteatro da Fundação Casa das Artes, no município de Bento Gonçalves. O vice-governador, Gabriel Souza, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal, as deputadas Adriana Lara (PL), Eliana Bayer (Republicanos), os deputados Carlos Búrigo (MDB) e Guilherme Pasin (PP) e autoridades estaduais e municipais das regiões da Serra, Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra presenciaram o ato.

Em sua manifestação, Zanchin reforçou porque a Assembleia Legislativa, neste ano, elegeu o tema educação como o principal assunto a ser debatido. "Nós percebemos que o Rio Grande do Sul, ao longo dos anos, foi perdendo posições, em comparação a outros estados, nos índices educacionais. Do passado, onde fomos referência em educação, hoje buscando experiências e práticas em outros lugares", explicou. 

O presidente Zanchin informou que ao final dos encontros regionais, no mês de novembro, deverá ser apresentado o Marco Legal da Educação, com aperfeiçoamento de legislações já existentes, propostas de normas que façam com que o Estado alcance indicadores educacionais com melhores resultados e também propor sugestões ao Executivo. "Depois disso, a Assembleia vai continuar exercendo seu papel fiscalizador das políticas públicas", afirmou.

Frente Parlamentar

Para tratar sobre as pautas de interesse da região serrana do Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa do RS, por meio do deputado Guilherme Pasin, está propondo a criação da Frente Parlamentar da Serra Gaúcha. O ato de instalação também aconteceu hoje, 30. A Frente Parlamentar pretende tratar sobre desenvolvimento econômico e sustentável, desburocratização, saúde, educação, infraestrutura regional, inovação, agricultura, empreendedorismo, segurança e turismo. 

A participação da Universidade no evento Frente Parlamentar da Serra Gaúcha oferece à Instituição uma oportunidade de se conectar com as principais lideranças da Serra, obter informações relevantes, buscar apoio e divulgar seus projetos, contribuindo para o desenvolvimento de parcerias e o avanço de suas iniciativas desenvolvidas na Serra Gaúcha. 

“Nossa região tem grande relevância na composição estadual. É um polo econômico, turístico e agrícola. Queremos construir caminhos e soluções para pautas relevantes da nossa região”, explica Pasin.

Com quase 10% da população gaúcha, a Serra é responsável por um PIB que supera os R$ 55 bilhões, uma fatia de 9,41% da economia do Rio Grande do Sul, com destaque para os setores da indústria e do turismo, que contribuem significativamente para a economia. “O Estado precisa compreender a importância econômica e estrutural da Serra", avalia o parlamentar.

Rodrigo Rodrigues

Logo ods-4