Estudantes da Univates vivenciam imersão técnica internacional

Postado as 14/07/2023 15:03:41

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Nesta semana, um grupo de 30 estudantes da área de gestão da Universidade do Vale do Taquari - Univates embarcou  para uma imersão técnica internacional para a Argentina. O grupo passou por diversos locais, entre eles, no dia 10, o Porto Seco Multilog, localizado em Uruguaiana, considerado o segundo maior porto da América Latina. Os estudantes estão acompanhados pelos professores Bernardete Bregolin Cerutti e Edmilson Milan.

A turma, composta por estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Relações Internacionais, teve a oportunidade de conhecer de perto a operação de um dos principais hubs de comércio exterior da região do Sul. Estrategicamente situado no centro da rota de negócios entre Brasil, Argentina e Chile, o Porto Seco Multilog tem um papel fundamental no fluxo de mercadorias entre esses países.

Divulgação/Univates

Durante a visita, os estudantes foram recebidos por profissionais especializados, que os guiaram em um tour completo pelas instalações do porto. Eles puderam conferir de perto as etapas de recebimento, armazenagem e despacho de mercadorias, além de terem acesso a informações sobre os procedimentos aduaneiros e logísticos envolvidos no comércio internacional.

O roteiro também contempla localidades na Argentina. A Argentina é conhecida por sua diversidade econômica, com setores que vão desde a agricultura até a indústria automotiva e financeira. Durante a visita, os estudantes terão a chance de conhecer de perto empresas e organizações argentinas, estabelecendo contato com profissionais locais e compreendendo as particularidades do ambiente de negócios no país. Além disso, a interação com acadêmicos argentinos proporcionará um intercâmbio de ideias e experiências, estimulando a visão global e o networking, habilidades importantes para futuros profissionais da área de Gestão.

Divulgação/Univates

Para os alunos, essa experiência representou não apenas uma oportunidade de aprendizado prático, mas também uma imersão cultural e uma ampliação de seus horizontes profissionais.

Confira o roteiro

1º DIA - 10/07 - SEGUNDA-FEIRA

Às 10h, o grupo se reúne no Porto Seco, em Uruguaiana. Às 14h, o grupo parte de Uruguaiana com destino a Rosário, na Argentina.

2º DIA - 11/07 - TERÇA-FEIRA - ROSÁRIO

Às 10h30min, o grupo visita a Randon. Às 14h30min, está previsto um city tour em Rosário.

3º DIA - 12/07 - QUARTA-FEIRA - ROSÁRIO A BUENOS AIRES

Às 8h, o grupo parte do hotel em direção a Buenos Aires, em uma viagem com duração média de 4 horas. Às 14h, há uma visita agendada à Associación de Empleados de Farmacias (ADEF), com referência a Ricardo Rojas, secretário de Cultura e diretor do Centro de Formación Profesional. O secretário-geral da associação é Víctor Carricarte.

4º DIA - 13/07 - QUINTA-FEIRA - BUENOS AIRES

Das 10h30min às 12h, o grupo visita a empresa Ernest and Young Argentina. Das 14h às 15h, há um encontro com o Grupo Brasil. Às 16h, está programada uma visita à Livraria El Ateneo.

5º DIA - 14/07 - SEXTA-FEIRA - BUENOS AIRES

Às 9h30min, o grupo visita o Banco Patagonia S.A. Das 14h às 16h, há uma visita à Universidad Metropolitana para la Educación y el Trabajo (UMET), onde os estudantes serão recebidos por Ricardo Rojas, secretário de Cultura e diretor do Centro de Formación Profesional, e pela reitora da universidade, Gimena Araceli Vitali.

Logo ods