Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates esteve presente em ato de interiorização da Assembleia Legislativa

Postado as 14/07/2023 15:03:42

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Rodrigo Rodrigues/AL

A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, esteve presente no ato de interiorização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizado nesta sexta-feira, 14, em Santa Cruz do Sul. A atividade aconteceu por meio do Fórum Democrático para o Desenvolvimento Regional. Dentre as atividades promovidas foram realizados o 5º Encontro do Movimento pela Educação e a Audiência Pública de Desenvolvimento Regional. A reitora foi uma das representantes da região do Vale do Taquari no evento, que, ao final, contou com a entrega de um documento com demandas locais para a Assembleia. 

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, abrangendo os Vales do Taquari e Rio Pardo, com a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. Para reverter os índices negativos do RS na educação, o presidente da Assembleia, deputado Zanchin, entende que a articulação do Legislativo e da sociedade resultará em propostas para o Marco Legal da Educação do RS, balizando propósitos e metas para alavancar os índices da área com repercussão no desenvolvimento do estado.

Para a reitora, professora Evania Schneider, “o Movimento pela Educação no Estado do Rio Grande do Sul desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado. As audiências públicas realizadas nas diferentes regiões têm um papel essencial para que os deputados possam compreender as realidades locais e promover ações efetivas na Assembleia Legislativa”, avalia ela. 

“Esse compromisso com a Educação é fundamental para que sejam consideradas as particularidades regionais e sejam traçadas estratégias que abranjam todos os níveis educacionais, desde o ensino fundamental até o médio e superior. A atuação abrangente é necessária para que seja possível promover o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, impulsionar o crescimento do estado”, diz a reitora.  “Reconhecendo que a educação é a base para uma sociedade próspera, é essencial investir em todos os aspectos educacionais, desde a formação básica até a capacitação de profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos”, finaliza ela. 

Pronunciamentos no evento

Zanchin observou que o tema da educação é a prioridade da sua gestão na presidência da Assembleia, tendo em vista índices negativos nessa área, impactados ainda mais pela pandemia, em 2020. “Queremos colaborar com o Executivo e demais envolvidos para criarmos políticas públicas de estado para a área, para que perdurem ao longo do tempo, colocando a educação no RS em patamar mais elevado”, afirmou.

A meta é realizar nove encontros regionais até novembro, ouvindo a academia, municípios e especialistas na área. Na quinta edição foram realizados debates em Marau, Restinga Sêca, Santana do Livramento, Bento Gonçalves e em Santa Cruz do Sul. O presidente do Legislativo apontou alguns eixos identificados, como a necessidade de valorização da aprendizagem na idade adequada. “Os estados que têm apresentado indicadores educacionais positivos e nos servem de referência estão buscando a aferição da aprendizagem no segundo ano do Ensino Fundamental”, observou, “assim como o aumento da oferta de escolas de tempo integral e profissionalizante no estado, a valorização da carreira docente, tanto nos vencimentos quanto na formação continuada dos professores, e o ensino tecnológico”, adiantou o deputado.

Rodrigo Rodrigues/AL

A secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira, representando o governador em exercício, Gabriel Souza, destacou a prioridade que a educação assumiu na atual gestão do governo estadual diante dos índices negativos registrados na área. Fez uma comparação com situação semelhante nos Estados Unidos, em 1983, quando a primeira avaliação em escala internacional apontou resultados baixos dos alunos em comparação com outros países, o que impactou a nação americana, apontando que a reação do governo gaúcho, atualmente, pode ser comparada àquela situação. “A compreensão que o governo do RS teve quando se viu diante dos números da avaliação, afetada principalmente pela pandemia, me dá alegria e orgulho porque foi semelhante ao que vi nos EUA em 1983, onde me encontrava na época para realizar PhD em Berkeley”. 

“Falo do orgulho de estar secretária no momento em que o RS, como um todo, assume as redes para um trabalho coletivo, integrado, colaborativo, olhando na direção para dar aos estudantes as oportunidades de se desenvolverem com autonomia e capacidade e tornar o RS próspero, como sempre foi”, assinalou.

Também a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e a presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Mols, saudaram os participantes. 

Rodrigo Rodrigues/AL

Logo ods