Socorristas do Samu de Venâncio Aires realizam treinamento em primeiros socorros para professores da rede municipal

Postado as 18/07/2023 14:04:26

Por Natalia Nissen

Com informações de AI da Prefeitura de Venâncio Aires

Nos meses de julho e agosto, profissionais que atuam na rede municipal de ensino em Venâncio Aires receberão treinamento especializado em primeiros socorros ministrado pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa tem como objetivo garantir que os professores e demais funcionários das instituições tenham conhecimentos básicos para agir em casos de emergência no ambiente escolar.

O projeto atende à Lei Federal 13.722/2018, a Lei Lucas, que obriga escolas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Durante a capacitação, os instrutores explicam e demonstram como agir em casos de engasgos, convulsões, quedas, fraturas e desmaios. "Entendemos a necessidade de professores e agentes escolares terem um entendimento do que fazer até que chegue a ajuda especializada", ressalta o secretário de Educação do município, Emerson Elói Henrique.

Rafaela Schneider

Segundo a coordenadora da base do Samu, enfermeira Patrícia Mello da Silveira, quase 200 profissionais que atuam em 15 escolas municipais já participaram das atividades. Nas capacitações, os socorristas também orientam sobre o funcionamento do Samu e como acionar o serviço quando necessário.

"A equipe do Samu está muito feliz com este projeto. Nos capacitamos ainda mais para transmitir o conhecimento às equipes das escolas. Esta integração entre saúde e educação também é muito gratificante para nós socorristas. Se estamos aqui, é porque tivemos bons professores. Então, dividir nossas experiências está sendo muito positivo”, conta a enfermeira.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Rafaela Schneider

Treinamento para equipes de saúde

Cerca de 50 profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde do município participaram de um treinamento em primeiros socorros, realizado pela equipe do Samu no dia 30 de junho. As equipes receberam instruções sobre técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), tratamento de lesões, imobilização de fraturas e atendimento a pessoas em situação de desmaio ou convulsão, entre outros casos de emergência.

Fundação Univates assume a operacionalização do Samu em Venâncio Aires

Logo ods-3