Estudantes dos cursos EAD assistem a apresentações de TCC no campus da Univates

Postado as 25/07/2023 08:38:52

Por Redação Univates

A participação dos estudantes de cursos de Educação a Distância (EAD) em atividades presenciais, como as apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), confere à formação dos estudantes vivência de atividades presenciais, sensação de pertencimento e identificação com a instituição de ensino e a oportunidade de interagir pessoalmente com seus colegas e professores.

É o que acontece nos cursos de licenciatura EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates, nos quais os estudantes podem participar de ações presenciais, como as defesas de TCC dos alunos dos cursos presenciais.

Essas experiências oferecem oportunidades de interação, desenvolvimento de habilidades, feedback direto, imersão no ambiente acadêmico e fortalecimento do vínculo com a Instituição. São, portanto, momentos cruciais para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional dos estudantes, complementando a formação adquirida por meio da EAD.

Eduardo e Eduarda e os professores André Jasper e Cátia Gonçalves

Em primeiro lugar, as atividades presenciais possibilitam aos estudantes a oportunidade de interagir pessoalmente com seus colegas de turma e professores. O ambiente físico de uma universidade oferece um espaço propício para a troca de ideias, discussões e debates, o que enriquece a experiência acadêmica e promove a construção de networking. Essa interação presencial contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, trabalho em equipe e capacidade de se expressar de forma clara e objetiva.

Os estudantes Eduardo Corrêa Förster e Eduarda Hilgemann Belleboni são dois acadêmicos que aproveitaram a oportunidade. Matriculados no curso de Ciências Biológicas, licenciatura, EAD, eles participaram da banca da estudante Natanaeli Dallelaste, do curso de Ciências Biológicas presencial, que apresentou o TCC “Percepção docente e discente acerca do tema sexualidade em uma escola de Ensino Médio de um município da Serra Gaúcha”.

Para Eduarda, a experiência foi esclarecedora. “Eu tinha muitas dúvidas sobre como funcionava uma apresentação de TCC e sobre como se parecia uma apresentação deste tipo. Acredito que assistir às bancas contribui muito para nossas vivências no ambiente acadêmico. Adentramos nos projetos de outros estudantes e conhecemos outras perspectivas, novos assuntos. A experiência de integração e prática nos cursos EAD é um diferencial muito positivo que a Universidade oferece”, destaca.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4