Ana Luisa de Mattos Reckziegel

Gustavo Adolfo lança Projeto de Cordas visando formação de Orquestra Filarmônica

Postado as 26/09/2023 13:50:57

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

O Projeto de Cordas do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo é lançado para comunidade e estudantes da instituição interessados em contar com aulas para aprimorar sua habilidade de tocar um instrumento de cordas friccionadas. Os participantes serão treinados para se unirem à composição da Orquestra Filarmônica que será formada a partir da Orquestra Gustavo Adolfo Univates. O projeto começa com aulas de violino e violoncelo, podendo futuramente incluir viola e contrabaixo acústico.

Na prática, as oficinas serão oferecidas a estudantes do GA e jovens da comunidade do Vale do Taquari interessados em aperfeiçoar as habilidades de tocar esses instrumentos. "Vamos querer constituir, nos próximos três anos, uma estrutura capaz de produzir músicos profissionais para essa orquestra filarmônica que será consolidada daqui a sete anos", explica o diretor do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter.

Divulgação

A idade mínima para ingresso no Projeto de Cordas é de oito anos. As aulas ocorrerão de três a quatro vezes por semana, com modalidades individuais ou coletivas, conforme determinação do professor responsável. Os encontros serão realizados na unidade Colégio Sinodal Gustavo Adolfo - bairro São Cristóvão -  e na Unidade de Ensino Médio GA Campus Univates.

Estudantes externos, ou seja, que não estejam matriculados no GA, poderão participar do projeto pelo período de imersão musical, determinado em um ano e meio, e devem possuir instrumento próprio. Conforme a descrição do projeto, o objetivo também é promover a cultura e a musicalização, tão incentivadas e históricas nas práticas pedagógicas da instituição, incentivando crianças e adolescentes a trilharem seus primeiros passos no ensino musical e a encontrarem na música uma forma de crescimento pessoal e social.

Interessados podem realizar a sua inscrição por meio das secretarias das duas unidades de ensino, pelo contato (51) 3714 3214.

Raica Franz Weiss/A Hora

Orquestra GA Univates tem novo maestro

O novo maestro na Orquestra Gustavo Adolfo Univates, Astor Dalfert, iniciou as atividades no mês de agosto, participando dos ensaios e apresentações do grupo. Músico, compositor e arranjador, Astor tem uma vasta experiência na área. Desde 1989, rege a Orquestra Municipal de Teutônia. Foi coordenador de oficinas de música e maestro e arranjador de orquestras nas cidades de Estrela, Teutônia, Garibaldi, Lajeado, Nova Petrópolis e Imigrante. Dessa forma a Orquestra Gustavo Adolfo Univates passa a contar com Maestro Titular - Astor Dalfert - e Maestro Substituto - Éderson Drebes.

Logo ods