Ana Luisa de Mattos Reckziegel

Aberta a seleção de músicos para a Orquestra Gustavo Adolfo Univates

Postado as 17/10/2023 12:52:09

Por Lucas George Wendt

Com o intuito de receber novos talentos, a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo promovem o processo seletivo de músicos para compor a Orquestra Gustavo Adolfo Univates.

As inscrições são gratuitas e encerram no dia 20 de dezembro de 2023. Elas podem ser feitas por meio do sistema de inscrições, cujo link também está disponível na agenda de eventos da Univates.

O processo seletivo visa ao preenchimento de posições de instrumentos de sopro e cordas da orquestra. A relação completa pode ser conferida no edital. O candidato deverá gravar um vídeo de 30 segundos a 2 minutos executando uma peça musical de livre escolha para a prova instrumental e postá-lo no YouTube em modo “Não listado”, gerando um link para anexar à inscrição.

Os candidatos aprovados na primeira etapa serão comunicados por meio do e-mail registrado no momento da inscrição. Informações sobre as audições estão dispostas no edital do processo seletivo. É importante que todos os interessados leiam atentamente o edital.

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates, com atuação de forma conjunta entre as instituições desde 2019, conta com 30 músicos. Mais de 7 mil espectadores já assistiram às apresentações.

Novo maestro

O novo maestro da Orquestra Gustavo Adolfo Univates, Astor Dalferth, iniciou suas atividades no mês de agosto, participando dos ensaios e apresentações do grupo. Músico, compositor e arranjador, Astor tem vasta experiência na área. Desde 1989 rege a Orquestra Municipal de Teutônia. Foi coordenador de oficinas de música e maestro e arranjador de orquestras nas cidades de Estrela, Teutônia, Garibaldi, Lajeado, Nova Petrópolis e Imigrante. A Orquestra Gustavo Adolfo Univates passa a contar com maestro titular ‒ Astor Dalferth ‒ e maestro substituto ‒ Éderson Drebes.

Projeto de cordas

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo lançou um projeto de cordas para a comunidade e estudantes da escola interessados em contar com aulas para aprimorar sua habilidade de tocar um instrumento de cordas friccionadas. Os participantes serão treinados para se unirem à Orquestra Filarmônica que será formada a partir da Orquestra Gustavo Adolfo Univates. O projeto começa com aulas de violino e violoncelo, podendo futuramente incluir viola e contrabaixo acústico.

A idade mínima para ingresso no projeto de cordas é de oito anos. As aulas acontecem de três a quatro vezes por semana, com modalidades individuais ou coletivas, conforme determinação do professor responsável. Os encontros são realizados na unidade Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, no bairro São Cristóvão, e na Unidade de Ensino Médio GA Campus Univates, no bairro Universitário.

Estudantes externos, ou seja, que não estejam matriculados no GA, poderão participar do projeto pelo período de imersão musical, determinado em um ano e meio, e devem possuir instrumento próprio.

Sobre a Orquestra

Em 2019, as instituições de ensino Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram uma parceria para formar uma orquestra de referência no Vale do Taquari, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates. Com o objetivo de se tornar uma orquestra filarmônica, hoje a Orquestra, regida pelos maestros Astor Jair Dalferth (titular) e Éderson Drebes (suplente), conta com um grupo de 30 músicos.

Em 2012, a batuta foi passada ao professor e maestro Éderson Drebes, e em 2023 ao maestro Astor Dalferth. Juntos, dão continuidade ao sonho e ao projeto já consolidado. O grupo vem conquistando notoriedade e prestígio na comunidade e é um dos cartões postais de ambas as instituições de ensino, levando seus nomes e filosofias por onde se apresenta.

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates é uma grande referência cultural para o município de Lajeado, com um grupo qualificado, proporcionando à comunidade momentos marcantes por meio da música.

Ana Luisa de Mattos Reckziegel

Logo ods