25ª edição da Olimpíada de Matemática da Univates (OMU) acontece em 7 de novembro

Postado as 19/10/2023 07:59:10

Por Lais Pontin Matos e Lucas George Wendt

A 25ª edição da Olimpíada de Matemática da Universidade do Vale do Taquari - Univates (OMU) vai acontecer no dia 7 de novembro, das 14h às 17h, nas dependências das escolas participantes. A competição é voltada para estudantes que estejam cursando do quinto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.

O prazo de inscrições para a 25ª edição da OMU encerra em 25 de outubro. As provas poderão ser realizadas individualmente ou em duplas, com as escolas podendo inscrever até três duplas por turma de alunos de cada ano de escolaridade.

Haverá uma prova diferente para cada ano de escolaridade. Todas as avaliações, no entanto, contarão com dez questões de raciocínio lógico e interpretação de problemas matemáticos, sendo que os estudantes poderão escolher oito para responder. Durante a realização das provas, será permitido o uso de calculadora, mas não de celular.

A cerimônia de premiação da 25ª edição da OMU vai ocorrer no mês de dezembro, em data a ser definida. Os estudantes que obtiverem os melhores desempenhos receberão medalhas e certificados de menção honrosa.

As escolas que não receberam instruções sobre a OMU e o formulário de inscrição podem requerê-las por meio do e-mail omu@univates.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (51) 998319366.

OMU em 2019.

Divulgação Univates/Vinícius Mallman

Saiba mais sobre a OMU

A OMU objetiva estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a utilização de estratégias matemáticas por meio de uma competição sadia, contribuindo para um aprendizado menos burocrático e mecânico. Além disso, busca incentivar os professores e levar para a sala de aula questões desafiadoras que despertam nos estudantes o interesse em resolver problemas matemáticos utilizando estratégias diferenciadas, e não apenas fórmulas.

O evento integra o projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico”. Em 2022, aproximadamente 2.200 alunos, de 57 escolas, participaram da competição.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4