Pesquisa

Professores participam do 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) em Brasília

Por Lais Pontin Matos

|

Postado em: 27/10/2023, 05:35:00

Compartilhe

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, aconteceu em Brasília o 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). A coordenadora dos cursos superiores de tecnologia a distância, Fernanda Sindelar, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Bruno Teixeira, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Cyrne, e a pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e Biotecnologia (PPGBiotec), Júlia Elisabete Barden, estiveram no evento representando a Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Fernanda e Bruno participaram do Encontro pela primeira vez. A professora destaca que “estar presente em um evento deste porte traz prestígio e reconhecimento à Instituição, já que podemos mostrar as pesquisas que desenvolvemos aqui. Também é uma oportunidade para realizarmos networking, estabelecermos relações com pesquisadores de outras regiões do Brasil e conhecermos os temas que mais estão sendo discutidos na área do cooperativismo atualmente”.

Para Bruno, “nossa participação no EBPC também beneficia os alunos, pois podemos compartilhar com eles os debates e as pesquisas científicas produzidas no Brasil e no mundo”.

Artigo escrito por docente em parceria com outros pesquisadores foi eleito como o melhor do eixo temático Governança e Gestão

O estudo desenvolvido pelos pesquisadores procurou analisar se há relação entre o nível de divulgação das práticas de sustentabilidade e o desempenho financeiro das cooperativas de crédito da Alemanha, do Brasil, da Espanha e de Portugal. Os resultados indicaram que as cooperativas que mais divulgam suas práticas de sustentabilidade têm maior retorno sobre seus ativos. Constatou-se que as organizações brasileiras divulgam suas iniciativas sustentáveis, mas não tanto quanto as empresas alemãs e espanholas.

Durante o evento, Fernanda também apresentou o artigo “As Cooperativas e a Promoção do Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo Exploratório”, fruto do projeto de pesquisa coordenado pela professora Júlia Elisabete Barden e integrado pelo professor Carlos Cyrne.

Vale mencionar que o Sistema OCB custeou passagens áereas e hospedagem para os autores dos 50 melhores trabalhos. As pesquisas desenvolvidas por Fernanda e Bruno se destacaram e, por isso, os professores receberam incentivos para participar do evento. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar