Postado as 09/11/2023 08:55:45

Por Lais Pontin Matos

Divulgação

Mais de 2 mil estudantes participaram da 25ª edição da Olimpíada de Matemática da Univates (OMU).

Mais de 2 mil estudantes, de 64 escolas de 21 municípios, realizaram as provas da 25ª edição da Olimpíada de Matemática da Universidade do Vale do Taquari - Univates (OMU) na tarde de terça-feira, 7 de novembro. Por meio da competição, que integra o projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico”, pretende-se promover um aprendizado menos burocrático e mecânico no contexto das Ciências Exatas.

A OMU objetiva estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a utilização de estratégias matemáticas variadas. Além disso, busca incentivar os professores a levar para a sala de aula questões desafiadoras que despertam nos estudantes o interesse em resolver problemas matemáticos utilizando abordagens diferenciadas, e não apenas fórmulas. Como no ano passado, as provas foram aplicadas nas escolas participantes.

Realizaram as provas alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, individualmente ou em duplas. Foi aplicada uma prova diferente para cada ano de escolaridade. Todas as avaliações, no entanto, contaram com dez questões de raciocínio lógico e interpretação de problemas matemáticos, sendo que os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio escolheram oito para responder, os do 2º ano do Ensino Médio escolheram nove e os do 3º ano do Ensino Médio resolveram as dez questões. Durante a prova, foi permitido o uso de calculadora.

Mais de 2 mil estudantes participam da 25ª edição da Olimpíada de Matemática da Univates (OMU).

Divulgação

A cerimônia de premiação da 25ª edição da OMU será realizada no mês de dezembro, em data a ser definida. Os três primeiros colocados de cada ano de escolaridade serão premiados com medalhas. Já as duplas de cada escola que obtiverem os melhores desempenhos na prova receberão menções honrosas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4