Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Manager Day reuniu estudantes de cinco cidades do Vale na Univates

Postado as 17/11/2023 12:26:52

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Com informações do Grupo A Hora e do Grupo Popular

Luciana Brune

Estudantes do Projeto Jovem Empreendedor do Vale do Taquari participaram na sexta-feira (10/11) do Manager Day, evento realizado na Univates, em Lajeado. A programação reuniu os municípios de Teutônia, Imigrante, Fazenda Vilanova, Westfália e Colinas no 1º Manager Day do Vale do Taquari. Estiveram presentes cerca de 400 pessoas.  

O Instituto Manager do Rio Grande do Sul é um programa jovem empreendedor que atua junto às principais universidades e empresas a nível mundial, como Google, Instituto Disney e, aqui no Vale do Taquari, possui parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates. Na região, o programa existe há dois anos e é implementado em quatro municípios - os que participam do evento de encerramento.

De manhã, os jovens participam de palestras com representantes das empresas Dullius e Docile. À tarde, nas Olimpíadas Jovem Empreendedor, realizada em parceria com o Google, os alunos recebem um desafio para identificarem soluções e oportunidades para problemas relacionados a algum segmento do mercado. 

Depois, eles apresentam suas propostas de modelo de negócio a um corpo de jurados, que avaliará os trabalhos. O aluno com a proposta selecionada ganha uma viagem para conhecer o escritório do Google em São Paulo.

O diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, em entrevista à Rádio A Hora, de Lajeado, explica que o Programa Jovem Empreendedor é desenvolvido para jovens de 11 a 18 anos por meio de uma metodologia de ensino diferente, onde cada aluno estuda e cria seu próprio projeto sobre o que gosta e, no período de 12 meses, em que aulas ocorrem de forma presencial, eles são formados em uma dentre 25 áreas.

O projeto, segundo Detogni, é executado nos próprios municípios, em parceria com prefeituras, entidades ou empresas. “Atualmente, trabalhamos com mais de 8 mil alunos no estado. No Vale do Taquari, primeiro município que aderiu ao programa, há dois anos, foi Teutônia, e hoje se expandiu. Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar”, explica.

Para 2024, o diretor do instituto busca novos municípios, prefeituras, empresas e universidades para firmar parcerias e estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes. “Queremos que a universidade seja uma ponte onde por meio do jovem empreendedor desse programa, a gente consiga dar para o aluno um foco, que ele entenda a área de fato que ele queira estudar ou trabalhar e, depois vem a universidade com toda a sua estrutura e consiga embarcar esses alunos”.

Logo ods