Unianálises celebra 30 anos de atividades com inauguração de novo prédio

Postado as 20/11/2023 11:34:49

Por Natalia Nissen

Em novembro de 2023, o Unianálises completa três décadas de atuação consolidado como referência nacional em análises químicas, físico-químicas e biológicas. Para celebrar a data e oficializar o início das atividades no novo prédio do laboratório, foi realizado um evento que contou com a presença de mais de 100 funcionários da unidade de Lajeado e convidados.

Betina Laís Hillebrand

Na ocasião, o diretor do Unianálises, Rodrigo Moreira César, destacou o histórico do laboratório e o compromisso dos profissionais que trabalham para garantir a excelência dos serviços analíticos oferecidos. Conforme o gestor, o laboratório foi criado com o propósito de auxiliar empresas locais e regionais na área de desenvolvimento das indústrias, para que pudessem atestar a qualidade de seus produtos. Com o passar dos anos, fronteiras foram ultrapassadas e hoje o Unianálises atende clientes em outros estados brasileiros e países.

“Toda a equipe tem uma inquietude, uma busca incessante pelo conhecimento. Isso possibilitou a ampliação do escopo de trabalho e a qualidade que nos torna uma referência nacional”, afirmou o diretor.

Durante o evento, César também apresentou o novo vídeo institucional do Unianálises.

Estrutura da unidade

O novo espaço está localizado no Prédio 23 do campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates. As instalações, mais modernas, melhoram o fluxo de trabalho dos profissionais e também ampliam a capacidade de atendimento aos clientes. O prédio, de 3.155 m², conta com laboratórios de Microbiologia, Físico-química, Nutrição Animal, Pharma, Microscopia e P&D. O investimento foi de aproximadamente R$ 15 milhões, com início das obras em novembro de 2021.

Pietra Darde

Ações de aniversário

Ainda em alusão ao aniversário, o Unianálises lança o novo site unianalises.com.br e inicia a divulgação de depoimentos de seus colaboradores nas redes sociais. O objetivo da ação é compartilhar a história dos profissionais e seus desejos para as próximas décadas de atividades do laboratório.

Caroline Saling é responsável pela área de Gestão da Qualidade e começou a trabalhar no Unianálises em 2011. Desde então, atuou em diferentes setores e laboratórios, conhecendo os processos de cada uma das áreas. “Sou grata pela oportunidade de trabalhar com profissionais incríveis, que me acolheram e me ensinaram tanto ao longo do tempo”, ressaltou.

O responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento, Hans Fröder, iniciou a carreira no Unianálises em 1994, quando ainda era estudante de Biologia. Acompanhou o crescimento do laboratório, a qualificação dos profissionais e os avanços na própria área de atuação. “Durante um período, fui para São Paulo realizar o mestrado e o doutorado. Em 2019 tive a oportunidade de retornar ao Unianálises como responsável técnico, fazendo atividades de Pesquisa & Desenvolvimento”, contou.

Para o pesquisador, um dos momentos mais marcantes na sua trajetória foi no início de 2020, quando o Unianálises recebeu um equipamento de análise de PCR para oferecer serviços com emprego de biologia molecular. À época, Fröder estudou protocolos que puderam viabilizar o uso do equipamento na área da saúde, mais precisamente na realização de testes de covid-19, que atenderam a toda a comunidade regional.

“O controle de qualidade na indústria sempre será necessário. Entendo que os métodos ficarão cada vez mais precisos, complexos e elaborados. Então vejo o Unianálises seguindo este caminho de evolução”, projetou.

Acompanhe as novidades do Unianálises no Instagram e no Linkedin.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-9