14ª edição do Seminário Ambiental da Ação “Viva o Taquari-Antas Vivo” reúne mais de 400 estudantes na Univates

Postado as 22/11/2023 10:11:05

Por Lais Pontin Matos

Com informações da Acil Lajeado

Na manhã de quinta-feira, 16 de novembro, mais de 430 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de cinco escolas de Lajeado lotaram o Auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates para prestigiar a 14ª edição do Seminário Ambiental da Ação “Viva o Taquari-Antas Vivo”.

Evento reuniu mais de 400 estudantes na Univates.

Divulgação Acil Lajeado/Lucas Santos

Seminário contou com exposições sobre o meio ambiente.

O evento, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), por meio da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, contou com exposições do assessor da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Primeiro-Tenente Dionatan Iran dos Santos, da representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Gabriela Roehrs, e da responsável técnica do Unianálises, Júlia Spellmeier Tischer.

Na abertura do Seminário, o coordenador da ação “Viva o Taquari-Antas Vivo”, Gilberto Soares, reforçou a necessidade de os estudantes cuidarem do meio ambiente. Ele destacou a importância do trabalho de conscientização e afirmou que os jovens são responsáveis pela construção de um futuro mais sustentável.

Santos, que estava representando a Marinha do Brasil, apresentou a palestra intitulada “Amazônia Azul”. Durante sua exposição, o Primeiro-Tenente falou sobre as ações tomadas pela Marinha para preservar o território marítimo brasileiro. “Só podemos dizer que algo é nosso quando cumprimos dois requisitos: o primeiro deles é conhecer, precisamos ter conhecimento do que nos pertence. O segundo é defender, proteger de danos e resguardar o que é nosso. Esse é o papel da Marinha do Brasil e dos brasileiros: manter a soberania do que nos pertence”, frisou.

Gabriela apresentou aos estudantes o projeto “Nossos Rios”, cujo objetivo é promover ações para melhorar a qualidade das águas dos rios de Lajeado e conscientizar a população sobre a importância de rios e arroios. “Além do estudo sobre a qualidade das águas, nosso projeto também realiza outras ações de conscientização, como o plantio de árvores e ações de limpeza nos mananciais”, acrescentou a representante da Sema.

A responsável técnica do Unianálises falou sobre o trabalho realizado pelo Laboratório para estudar a qualidade das águas no Vale do Taquari. O objetivo do projeto Viver Cidades é analisar as características físicas, químicas e biológicas das águas de 12 arroios e 02 rios da região e apontar soluções com base nos diagnósticos detectados.

Ao final do Seminário, os palestrantes e a comissão organizadora parabenizaram as escolas pela participação no evento, enfatizando a importância de todos manterem-se sensíveis ao tema da educação ambiental.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4