Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Centro de Fisioterapia de Teutônia atendeu mais de 1,4 mil pacientes desde 2021

Postado as 22/11/2023 10:15:34

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia

A implantação do Centro Municipal de Fisioterapia em 2021, parceria da Prefeitura de Teutônia com a Fundação Univates, possibilitou a redução do tempo de espera dos pacientes que aguardavam na fila por tratamento fisioterapêutico. Outra grande mudança, que gerou impacto na agilidade da prestação de serviços, foi a oferta de agenda no turno da noite, sendo que os pacientes são atendidos, por agendamento, nos turnos da manhã, a partir das 7h30min, tarde e noite, estendendo até às 22h.

Desde sua implantação, em outubro de 2021, o Centro já realizou mais de 15 mil atendimentos, inclusive, de pessoas que aguardavam na fila de espera há vários meses. Os novos pacientes são encaminhados diretamente ao Centro de Fisioterapia para iniciar o tratamento, de acordo com a classificação de prioridade. Em função da agilidade e excelência nos serviços prestados, a demanda no local tem aumentado.

O Centro foi criado a partir de uma parceria firmada com a Saúde Univates, por meio da cedência de equipamentos e da contratação de profissionais qualificados que atuam no espaço. A equipe é coordenada pela responsável pelo centro, a fisioterapeuta Letícia Ruebenich de Quadros Diehl, a fim de ampliar o acesso e agilizar os atendimentos ofertados pela rede de saúde pública municipal.

O número de atendimentos em 2022, com o Centro de Fisioterapia, teve um aumento significativo em relação ao ano anterior. Confira no gráfico abaixo que registra a evolução desse quantitativo no período de 2021 a 2023:

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia

Como funciona?

O fluxo de atendimento inicia através da consulta médica, em que o paciente é avaliado pelo médico da atenção básica, que realiza o encaminhamento ao serviço de fisioterapia, quando identificada a necessidade. A partir do encaminhamento, o paciente entrega a solicitação na recepção do posto de saúde em que foi atendido, o qual encaminha para o Centro de Fisioterapia. No local, o atendimento é agendado de acordo com os critérios clínicos de prioridade.

Logo ods