Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes dos cursos de licenciatura EAD publicam artigos com resultados de experiências de pesquisa

Postado as 30/11/2023 10:05:33

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolve ações que relacionam o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa é uma característica que permeia o fazer cotidiano e que vai até a sala de aula, onde estudantes são estimulados pelos professores a compartilharem suas descobertas e reflexões oriundas das atividades de ensino com a ciência, fazendo pesquisa. Os cursos de licenciatura ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD) também participam de iniciativas que vão nesta direção.  

Recentemente, dois estudantes dos cursos EAD publicaram artigos em periódicos científicos. Os professores Sérgio Nunes Lopes e Luiz Liberato Costa Corrêa estimularam os alunos Cristina Freitas da Rosa, que concluiu o curso de Ciências Biológicas, e Eliseu Demari, que é diplomado do curso de Letras, a transformarem suas ideias expostas nos respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em pesquisas divulgadas em periódicos. 

Divulgação

Demari publicou o artigo “Marcas da pessoa em Torto Arado, de Itamar Vieira Junior”, assinado em parceria com o professor Sérgio Nunes Lopes, na revista Antares: Letras e Humanidades. “Embora não fosse obrigatório, decidi escrever um artigo como TCC por considerar um trabalho interessante para complementar minha formação. Não considerava, contudo, a possibilidade de submeter a pesquisa para publicação, mas fui incentivado por meu professor orientador e obtivemos êxito, de modo que acredito ter ido além da expectativa que eu tinha a respeito do curso”, explica o diplomado. 

Eliseu, que é de Carlos Barbosa, revela que a publicação de um artigo científico é uma marca para todo pesquisador e incentiva o prosseguimento da caminhada. “Uma publicação não somente ‘engorda’ o currículo, mas também gera responsabilidade para seguir com o olhar científico ativo e, com ele, procurar sempre contribuir para a sociedade”. A pesquisa contou com o parecer da professora Makeli Aldrovandi antes de ser submetida à revista. 

O diplomado destaca que “é um momento importante, de reconhecimento pelo trabalho realizado, de satisfação por contribuir para a divulgação científica e para deixar ao público um conhecimento avaliado por uma revista de qualidade pela nas áreas de Letras e Humanidades”. 

Cristina publicou o artigo “Ocorrência e distribuição potencial de Pyroderus scutatus (Aves: Cotingidae) no Sul do Brasil”, assinado em conjunto com os docentes Sérgio Nunes Lopes e Luiz Liberato Costa Corrêa, na revista Destaques Acadêmicos. 

Francesco Veronesi - Wikimedia Commons

A jovem é de Venâncio Aires e afirma que está feliz com a publicação do estudo, fruto do trabalho realizado para conclusão do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na Univates. “Acredito que a produção do conhecimento durante a elaboração do artigo é o mais importante. A possibilidade de submeter um artigo a uma revista é uma oportunidade incrível. Os ajustes no artigo, quando solicitados, são uma chance de aprimorar o conteúdo do estudo. E o artigo publicado é a certeza de que o caminho percorrido para a produção da pesquisa foi válido”, relata. 

“O TCC para os alunos dos cursos EAD é opcional. Desde o início da graduação sempre quis fazer o TCC e com certeza ele acrescentou demais na minha formação. Agradeço imensamente ao professor da disciplina, o professor Sérgio Nunes Lopes, e ao tutor do curso, professor Luiz Liberato Costa Corrêa, que foram fundamentais na elaboração desta publicação”, finaliza Cristina. 

O que é a publicação científica?

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica ‒ em que pesquisas inéditas e originais são publicadas por pesquisadores com outros cientistas, em um processo que é similar em todas as áreas da ciência, em todo o mundo. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

Logo ods