Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Grupo GIRA agrega novos atores sociais em discussões sobre comunidades de Lajeado

Postado as 01/12/2023 12:54:10

Por Lucas George Wendt

Divulgação

O Grupo Interdisciplinar de Relacionamento e Articulação do Vale do Taquari (Gira) surgiu do projeto de extensão Habitar Bem, associado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida especialmente daqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade na região do Vale do Taquari, com foco na cidade de Lajeado.

O grupo foi instaurado por volta de agosto deste ano. Depois das enchentes, o grupo entendeu que seria necessário um trabalho conjunto com a comunidade e convidou a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para participar e projetar ações para o desenvolvimento regional. Segundo o diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Acil, Lucas Lengler, a interdisciplinaridade do grupo cria uma diversidade e trata sobre os problemas do município.

No início, o grupo tinha a intenção de discutir projetos de médio e longo prazo, mas, dadas as necessidades oriundas da cheia, iniciou ações imediatas, oferecendo apoio psicológico, assistência social e abordando questões relacionadas à habitação e urbanismo.

De acordo com o diretor-executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Tiago Guerra, as reuniões do grupo ocorrem nos bairros de Lajeado para que a comunidade participe das discussões. O último encontro ocorreu no bairro Igrejinha. A ideia é ouvir a comunidade para depois propor soluções para os principais problemas enfrentados nos bairros de Lajeado.

A professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau) da Univates, salienta que muitas vezes as ideias originadas nas instituições acadêmicas enfrentam obstáculos para se concretizarem na sociedade, devido à falta de apoio e recursos. Com esse desafio em mente, o coletivo Gira foi formado - o grupo reúne professores de diversos cursos, representantes de ONGs e profissionais de diferentes áreas para colaborar de maneira interdisciplinar na busca por soluções para desafios locais.

Veja mais aqui - Projeto Gira: Univates e comunidade unem forças para criação de coletivo com o objetivo de mitigar a vulnerabilidade social na região 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-11