Grupo GIRA agrega novos atores sociais em discussões sobre comunidades de Lajeado

Postado as 01/12/2023 12:54:10

Por Lucas George Wendt

Divulgação

O Grupo Interdisciplinar de Relacionamento e Articulação do Vale do Taquari (Gira) surgiu do projeto de extensão Habitar Bem, associado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida especialmente daqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade na região do Vale do Taquari, com foco na cidade de Lajeado.

O grupo foi instaurado por volta de agosto deste ano. Depois das enchentes, o grupo entendeu que seria necessário um trabalho conjunto com a comunidade e convidou a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para participar e projetar ações para o desenvolvimento regional. Segundo o diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Acil, Lucas Lengler, a interdisciplinaridade do grupo cria uma diversidade e trata sobre os problemas do município.

No início, o grupo tinha a intenção de discutir projetos de médio e longo prazo, mas, dadas as necessidades oriundas da cheia, iniciou ações imediatas, oferecendo apoio psicológico, assistência social e abordando questões relacionadas à habitação e urbanismo.

De acordo com o diretor-executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Tiago Guerra, as reuniões do grupo ocorrem nos bairros de Lajeado para que a comunidade participe das discussões. O último encontro ocorreu no bairro Igrejinha. A ideia é ouvir a comunidade para depois propor soluções para os principais problemas enfrentados nos bairros de Lajeado.

A professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau) da Univates, salienta que muitas vezes as ideias originadas nas instituições acadêmicas enfrentam obstáculos para se concretizarem na sociedade, devido à falta de apoio e recursos. Com esse desafio em mente, o coletivo Gira foi formado - o grupo reúne professores de diversos cursos, representantes de ONGs e profissionais de diferentes áreas para colaborar de maneira interdisciplinar na busca por soluções para desafios locais.

Veja mais aqui - Projeto Gira: Univates e comunidade unem forças para criação de coletivo com o objetivo de mitigar a vulnerabilidade social na região

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-11