Sedur recebe propostas de intervenção do Semeia - Emau da Univates

Por Lucas George Wendt

Paulo Cézar Pedroza/Sedur

Com informações do Grupo A Hora

Na manhã de 7 de dezembro, o secretário Rafael Mallmann e equipes técnicas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) receberam os profissionais do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia - Emau), da Universidade do Vale do Taquari - Univates

O encontro teve como objetivo formalizar a entrega das propostas de intervenção de baixo custo e demais documentações necessárias à solicitação de recursos ao Governo Federal para os municípios atingidos pelos eventos climáticos ocorridos na região do Vale do Taquari no mês de setembro.

O Semeia - Emau foi contratado pela Sedur para reforçar as ações de emissão de laudos e produção de planos de trabalho para encaminhamento ao programa S2ID, processo que já vinha sendo realizado pelas equipes técnicas da Secretaria. O grupo também ficou responsável pelos planos de conjunto, que consistem em projetos de intervenção de baixo custo a serem executados nas áreas onde as edificações foram destruídas ou consideradas condenadas após as enchentes.

No total, a Univates, por meio do Semeia - Emau, entregou 27 propostas de intervenção de conjunto, com mapeamento de 1.471 residências. As intervenções resultarão na construção de praças nas localidades onde não há mais condições de elaboração de projetos residenciais. O trabalho também consistiu na indicação de áreas seguras para reconstrução das casas. Com isso, procurou-se evitar a reocupação dos locais de extremo risco de novas enchentes.

“A ação de reforço realizada pelas equipes do Semeia - Emau foi importantíssima para que conseguíssemos dar celeridade ao processo de elaboração dos planos de trabalho e, com isso, tornar possível a solicitação de recursos ao Governo Federal”, destacou a diretora do Departamento Urbano e Metropolitano da Sedur, Tassiele Francescon.

Henrique Warken/Sedur

De acordo com o secretário Rafael Mallmann, o trabalho coordenado pela Sedur envolveu uma ação colaborativa com diversos profissionais e instituições. “As tarefas foram desempenhadas pela nossa Secretaria junto à Univates, por meio do Semeia - Emau, e por demais profissionais da área, contemplando desde a coleta de imagens pela Defesa Civil até a elaboração final dos planos de trabalho, que celebramos hoje”, ressaltou Mallmann.

Os eventos climáticos que atingiram o Vale do Taquari entre os dias 3 e 6 de setembro de 2023 foram classificados como desastres de Nível III, ocasionando grandes danos humanos, materiais e ambientais, bem como prejuízos econômicos e sociais à região.

Logo ods-11