Imigrantes que participam do projeto Vem pra Cá recebem atestado de conclusão das aulas de língua portuguesa

Postado as 21/12/2023 11:18:45

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Acervo pessoal

O projeto de extensão Vem pra Cá, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, oportuniza o aprendizado gratuito de língua portuguesa como língua adicional para imigrantes e promove a transformação social para esses estudantes.

Para marcar o encerramento de mais um ano de atividades, o projeto realizou, na última terça-feira, 19, a entrega dos atestados de participação a 25 imigrantes, sendo 20 haitianos, quatro cubanas e uma taiwanesa que frequentaram as aulas ao longo de 2023.

As aulas são ministradas por bolsistas e voluntários, uma vez por semana, na Casa de Cultura de Lajeado, totalizando 66 horas-aula por ano. Segundo a coordenadora do projeto, professora Maristela Juchum, a entrega dos atestados celebra o encerramento de um ciclo, mas alguns alunos participam do projeto há mais tempo e todos são convidados a continuar frequentando as aulas no próximo período.

Divulgação/Acervo pessoal

“A aula é aberta para todos os imigrantes interessados. Os materiais são adaptados considerando o nível de proficiência em que cada aluno se encontra, com temáticas envolvendo suas necessidades e interesses”, explica.

A professora conta que o evento foi emocionante. O aluno haitiano Wadson Hyppolite escreveu e leu um texto, em nome da turma, para agradecer aos professores e voluntários pelas aulas e por todo o aprendizado recebido.

“Hoje é talvez o último encontro para alguns de nós, porque podemos viajar para outros países ou ir para outras cidades, o que pode impedir que nos vejamos com mais facilidade, mas vocês estarão para sempre no meu coração”, disse Hyppolite, representando a turma.

Após a entrega dos atestados, a turma aproveitou para visitar a Praça da Matriz de Lajeado, a qual está decorada para os eventos natalinos e para celebrar o fim de ano.

Saiba mais sobre o projeto

Aprender o português como língua adicional gera novas oportunidades para as comunidades imigrantes e possibilita, ainda, que as pessoas tenham mais autonomia para se comunicar, tanto no trabalho quanto nos espaços sociais. O projeto Vem pra Cá iniciou suas atividades em 2014 e já beneficiou mais de 650 pessoas. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail vempraca@univates.br

Logo ods