Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Atletas do projeto Talentos Esportivos participam de Campeonato Estadual de Atletismo

Postado as 21/12/2023 11:18:45

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Acervo pessoal

No início de dezembro, o projeto Talentos Esportivos, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates em Marques de Souza e Colinas, em parceria com as Prefeituras municipais, participou pela primeira vez da Competição Estadual de Atletismo, promovida pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs).

O projeto esteve representado por Isadora Luize Gerhardt e Eduarda Hauschild Corotto, ambas atletas sub-12 e naturais de Colinas. A parceria firmada com a Associação de Atletismo dos Vales (AAVA) permitiu que as atletas de Colinas competissem ao lado de outros talentos locais.

Eduarda, de 11 anos, participou de duas competições distintas: os 50 metros rasos e o revezamento 4 x 50 m feminino. Expressando sua emoção, ela compartilhou: “Foi muito importante para mim, uma superação: superei meus limites, fiz o que nunca pensei que conseguiria fazer”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Por sua vez, Isadora, também com 11 anos, não apenas competiu nas mesmas duas provas que Eduarda, mas também se destacou no salto em distância. “Não consigo nem resumir o quanto essa competição foi importante para mim. Não fiquei só feliz por ter ganhado a medalha, mas por ter a oportunidade de participar de uma competição estadual. Com certeza, essa competição vai ficar pra sempre no meu coração”, enfatiza ela, emocionada. 

As duas atletas integraram a equipe vice-campeã no revezamento 4 x 50 m, deixando treinadores, pais e município orgulhosos de suas conquistas.

As atletas foram acompanhadas pelo coordenador técnico do projeto, Miguel Lucian, e pelo treinador Junior Simonetti. Junior ressalta a importância de eventos estaduais para o crescimento dos atletas e do projeto Talentos Esportivos como um todo. “Sentir esse clima e esse nível de competição motiva os atletas a crescerem e a retornarem ao projeto com uma nova visão. Além disso, o projeto cresce consideravelmente em termos de equipe”, acrescenta. 

Divulgação/Acervo pessoal

Saiba mais 

 

O Talentos Esportivos está dividido em duas fases. Na fase de reconhecimento, os novos atletas participam das quatro modalidades esportivas oferecidas (natação, basquete, ginástica e atletismo), tendo contato com os treinadores, frequentando os espaços onde as práticas são realizadas e recebendo acompanhamento nutricional. Já na fase de especialização, os atletas se dedicam ao esporte com o qual tiveram mais afinidade, aperfeiçoando-se física, técnica e taticamente e formando equipes para disputarem competições, além de terem um acompanhamento mais próximo de fisioterapeutas e nutricionistas da Instituição. Clique aqui para conferir detalhes do projeto. 

Logo ods