Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Daniele Xavier

Ações de promoção da cultura da Univates alcançaram público de mais de 50 mil pessoas em 2023

Postado as 28/12/2023 14:06:42

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O Núcleo de Cultura da Universidade do Vale do Taquari - Univates, ao longo de 2023, contou com público de mais de 50 mil pessoas em atividades culturais. O estímulo da Universidade às artes e à cultura na região do Vale do Taquari contempla diferentes vertentes artísticas e manifestações culturais, buscando a pluralidade na oferta de atrações e atendendo os mais diferentes públicos. 

Atividades gratuitas

As atividades culturais gratuitas para a população da região do Vale do Taquari e do entorno no Teatro Univates somaram 35 ações, com público de aproximadamente 30 mil pessoas. Além da programação do Teatro Univates e das exposições de arte, o Núcleo promoveu edições mensais do Gramado Cultural, a 14ª edição da Mostra de Dança Univates, oficinas e atividades variadas para a comunidade, com o intuito de promover cultura, lazer e bem-estar. 

Divulgação/Univates

Teatro Univates 

O Teatro Univates sediou 62 eventos com cobrança de ingresso, com público estimado de 20 mil pessoas. Na programação cultural paga, os stand ups tiveram destaque em Lajeado, de nomes como Badin, Bruna Louise, Gio Lisboa e Afonso Padilha. Ocorreram também 88 eventos acadêmicos no Teatro, contando com 30 solenidades de colação de grau, as quais, sozinhas, reuniram mais de 24 mil pessoas. 

Divulgação/Univates

Exposições 

Ao longo de 2023 foram realizadas 26 exposições de arte no campus da Univates, com trabalhos de artistas de diversos pontos do Estado. Foram quase 2 mil registros de presença nas exposições nessa temporada.  

Orquestra Gustavo Adolfo Univates

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates realizou nove apresentações, dentre elas o “Glamour in Concert” e o “Concerto Natalino Sentimentos” - eventos tradicionais da Orquestra (no inverno/metade do ano e no Natal). As duas atrações tiveram público de 3,9 mil pessoas. 

Divulgação/Univates

Vocal Univates

Em 2023 o Vocal Univates teve o início de suas atividades, em uma jornada da Instituição no mundo do canto coral. Foram realizadas apresentações intimistas e participação do grupo de coralistas em grandes eventos, como no Crie Conexões em novembro, com um dos maiores encontros de coros do Vale do Taquari, onde o Vocal foi o anfitrião, no Teatro Univates. Para 2024, o objetivo é ampliar sua abrangência e trazer novos coralistas para integrarem o Vocal Univates.

2024 

Para 2024, novas atrações já estão previstas. A programação cultural do Teatro Univates será aberta, em abril, com um show conjunto de tributo ao cantor Elvis Presley e ao grupo Abba. Em maio, o Centro Cultural Univates completa 10 anos de inauguração. 

 

Lucas George Wendt

Logo ods