Ações destacam a necessidade de pensar sobre o patrimônio edificado em Bom Retiro do Sul

Postado as 28/12/2023 14:06:43

Por Lucas George Wendt

Fernando Dias/AI/Bom Retiro do Sul

O patrimônio refere-se a um conjunto de bens culturais, naturais, materiais ou imateriais que são considerados valiosos para uma comunidade, uma sociedade ou até mesmo para a humanidade como um todo. Esses bens podem abranger diversos elementos, desde monumentos históricos, construções arquitetônicas, sítios arqueológicos, até tradições, manifestações culturais, conhecimentos, expressões artísticas, e até mesmo recursos naturais e ecossistemas.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, um projeto de extensão vinculado ao Programa de Ambiente, Desenvolvimento e Memória Social surge com o propósito de transformar a postura social frente ao Patrimônio Cultural do Vale do Taquari, incentivando novas práticas de preservação, salvaguarda e valorização do legado histórico da região. Trata-se do projeto de extensão Patrimônio Vivo, que também é vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo.

Antônio Luiz Marini Marchi

Por meio do projeto, diferentes grupos da comunidade foram alcançados com as ações desenvolvidas pela Univates em parceria com a Prefeitura de Bom Retiro do Sul, movimento que se destaca na região do Vale do Taquari. Grupo de Danças Alemãs Girassol, representantes da ala das baianas da Escola de Samba Inhandava, além de representantes das Secretarias de Educação, de Turismo, Esporte e Lazer (Stel) de Bom Retiro do Sul/RS e outros indivíduos da comunidade contribuíram com a identificação, valorização, proteção e transmissão do patrimônio imaterial, material e natural do município.

Por meio de uma série de rodas de conversas, a equipe do projeto de extensão e os estudantes voluntários do curso de Arquitetura e Urbanismo atuaram no município entre os anos de 2021 e 2023, construindo, de forma coletiva, fundamentos às novas práticas e um novo pensamento em relação ao patrimônio da cidade.

Fernando Dias/AI/Bom Retiro do Sul

Encerrado o ciclo de ações extensionistas, dois produtos foram entregues à comunidade. O e-book denominado “Patrimônio Vivo: vivências extensionistas no município de Bom Retiro do Sul” e a cartilha “Recolorindo Memórias” - instrumentos de educação patrimonial que buscam incentivar o conhecimento sobre a memória, a história e a arquitetura local.

Divulgação/Univates

Ao longo do ano de 2023, a cartilha "Recolorindo Memórias” foi utilizada com os estudantes do 4º e 5º ano das escolas de ensino fundamental da rede municipal de Bom Retiro do Sul. A proposta pedagógica previu inicialmente uma roda de conversa com os estudantes - atividade realizada pela coordenadora do setor de Memória e Patrimônio do município.

Num segundo momento, ocorreu a visitação aos locais apresentados na cartilha, oportunidade em que os estudantes puderam reconhecer as edificações que compõem a cartilha e que representam a diversidade arquitetônica existente na cidade de Bom Retiro do Sul. Sensibilizados sobre a preservação do patrimônio edificado, num terceiro momento, os estudantes foram convidados a recolorir suas memórias arquitetônicas dando vida aos desenhos através do olhar e das cores escolhidas.

Logo ods-11